Previsão do tempo
12°
27°
Pancadas de Chuva a Tarde

Manhã da Fronteira

Laudinor Dalvani

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Polícia
Policiais Militares recebem treinamento para uso da pistola de choque
Conforme o instrutor Deiber Haefliger, os dispositivos sparks atuam diretamente sobre o sistema nervoso central

Com o propósito de aperfeiçoar as equipes da Polícia Militar na prestação de seus serviços à sociedade, o Comando da 2ª Companhia PM de Dionísio Cerqueira, através do Tenente Deiber Haefliger, realizou treinamento e habilitação dos policiais militares de São José do Cedro e Guarujá do Sul, para uso dos dispositivos elétricos incapacitantes (sparks), às conhecidas pistolas de choque.

As instruções aconteceram na sede do Pelotão de São José do Cedro onde foram repassados conteúdos teóricos e práticos sobre as características, funcionamento e técnicas de emprego do equipamento, com observância da doutrina do uso progressivo da força, bem como, estudos de casos sobre ocorrências em que foram utilizados dispositivos elétricos incapacitantes.

Conforme o instrutor Deiber Haefliger, os dispositivos sparks atuam diretamente sobre o sistema nervoso central, causando contrações musculares e desorientação mental, buscando cessar agressões não letais desferidas contra policiais militares e terceiros, evitando assim, maiores danos físicos nas pessoas envolvidas em ocorrências que demandem o uso da força.

Por ser um dispositivo de ação dupla evita acionamento acidental e dispara dois dardos – com carga elétrica de 50 mil volts/2,8 miliamperes – capazes de neutralizar sem causar lesão permanente ou morte.

O dispositivo possui dardos disponíveis para alcance de seis, oito e dez metros, mira a laser, cartucho com trava de proteção, memória digital interna, com hora e data dos disparos efetuados e porta USB para captura de dados armazenados na arma relativos ao seu funcionamento.

Os dispositivos vêm auxiliar os trabalhos da Polícia Militar, a qual passa a utilizar equipamentos de última geração e de grande tecnologia já adotada em vários países e sancionada seu uso por dispositivos legais.

Vale lembrar que os equipamentos foram adquiridos para a Polícia Militar através de um convenio com as Prefeituras de Guarujá do Sul e São José do Cedro.

Veja Também
Geral
Bens imóveis de Bom Jesus do Sul não são arrematados em leilão
Economia
Impostos podem responder por mais da metade dos preços de produtos típicos da Páscoa
Polícia
Morre no hospital mulher acusada de matar o filho de 5 anos
Saúde
Contato da grávida com poluentes aumenta risco do bebê ter baixo peso
Polícia
Polícia recupera moto furtada e prende autores com mais de 80 passagens por furtos e tráfico de drogas
Educação
MEC libera lista para isenção da taxa do Enem 2018