Previsão do tempo
21°
Predomínio de Sol

Manhã da Fronteira

Sandro Barcelos

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Polícia
Polícia Federal cumpre a 30ª fase da Operação Lava Jato no RJ e em SP
Segundo a PF, são cumpridos dois mandados de prisão preventiva, 28 de busca e apreensão e 9 de condução coercitiva

A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal, cumprem, desde a madrugada desta terça-feira (24), a 30ª fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro e em São Paulo. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), esta etapa investiga a possibilidade de pagamentos de R$ 40 milhões em propina a partir de contratos fraudulentos da Petrobras com fornecedoras de tubo, que chegaram a R$ 5 bilhões. As fraudes ocorreram entre 2009 e 2013, conforme o MPF.

Segundo a PF, são cumpridos dois mandados de prisão preventiva, 28 de busca e apreensão e 9 de condução coercitiva, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento. A ação foi batizada de "Operação Vício".

Os procuradores afirmam que há indicativos da participação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do ex-diretor de Serviço e Engenharia da estatal Renato Duque. Ambos estão presos e têm condenação em decorrência da Lava Jato.

Os alvos desta fase, esclareceu o MPF, são executivos e sócios das empresas fornecedoras de tubos, um escritório de advocacia utilizado para o repasse de dinheiro, dois funcionários da Petrobras e operadores financeiros.

RESUMO DA 30ª FASE

A operação foi chamada de "Vício" e remete à sistemática de alguns servidores que aparentam não atuar de outra forma senão através de atos lesivos aos cofres públicos.

Os crimes investigados nesta etapa são corrupção, organização criminosa e lavagem de ativos. Os presos serão levados para a Superintendência da PF, em Curitiba.

Veja Também
Saúde
H1N1 já matou 470 pessoas, só neste ano
Geral
Vereador Rubem Lauro de Mello avalia trabalhos legislativos em Bom Jesus do Sul e projeta novas ações em 2019.
Geral
Definida a programação do ‘Natal Luzes’ 2012
Justiça
Conselho de Sentença decide por condenação de réu em Barracão
Polícia
Sudoeste do PR registra quatro mortos no feriado
Geral
Câmara vota endurecimento da Lei Seca nesta quarta-feira