Previsão do tempo
20°
31°
Possibilidade de Pancadas de Chuva à Tarde

Nossa Terra Nossa Gente

Jeferson Rodrigues

Trânsito Livre

Loivo Miguel

Notícias
Saúde
31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco
Fumar é um fator de risco importante para o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

O Dia Mundial sem Tabaco será celebrado nesta terça­-feira, 31 de maio. Ele foi criado em 1987 pela OMS com o propósito de chamar a atenção da sociedade sobre os perigos do cigarro.

Fumar é um fator de risco importante para o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares.

Em relação aos fumantes que querem parar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece aos usuários de tabaco tratamento gratuito em unidades básicas de saúde.

O tratamento de tabagismo é desenvolvido com ações educativas, legislativas e econômicas. O tratamento inclui avaliação clínica, individual ou em grupo e, se necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva. São quatro sessões iniciais, estruturadas semanalmente, seguidas de duas sessões quinzenais, com os mesmos participantes. Para prevenção da recaída é feita uma reunião mensal aberta, com a participação de todos os grupos, até completar um ano.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a epidemia global do tabaco mata quase seis milhões de pessoas por ano, das quais mais de 600 mil são não fumantes, vítimas do fumo passivo. Sem mudanças no cenário, estão previstas mais de oito milhões de mortes por ano a partir de 2030. Mais de 80% dessas mortes evitáveis atingirão pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), elaborada em 2013 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Ministério da Saúde, 14,7% da população acima dos 18 anos no país fuma tabaco atualmente.

Veja Também
Geral
Cresce o número de casos de roubo de combustível no Brasil
Geral
Google estuda novas ferramentas de proteção à privacidade contra publicidade
Economia
Aneel aumenta tarifa de energia elétrica no Paraná
Geral
Morre José Rico, o “garganta de ouro” da música sertaneja
Política
TSE barra criação de Partido Nacional Corinthiano
Polícia
Homem é preso com maconha