Previsão do tempo
24°
34°
Predomínio de Sol

Manhã da Fronteira

Jeferson Rodrigues

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
Lei que acelerou divórcios e inventários completa 10 anos

A Lei que instituiu a lavratura de inventário, partilha, separação e divórcio por escritura pública em cartório de notas, Lei nº 11.441/07, completa 10 anos.

Considerada um marco para a desjudicialização e desburocratização no Brasil, a nova regra impactou diretamente a vida de milhões de brasileiros. De acordo com estatísticas do Colégio Notarial do Brasil, entidade que congrega os cartórios de notas, já foram realizados 1,5 milhões de atos com base na legislação vigente.

Esse quadro só é possível por conta da celeridade e da segurança jurídica oferecida pelos tabelionatos de notas. Se não houver bens a partilhar, um divórcio pode ser resolvido até no mesmo dia, caso as partes apresentem todos os documentos necessários para a prática do ato e estejam assessoradas por um advogado. Já o inventário extrajudicial pode ser resolvido em até 15 dias, dependendo da complexidade do caso e da documentação apresentada. Antes, os processos no Poder Judiciário poderiam levar meses ou até anos para serem concluídos, mesmo se todas as partes fossem maiores e capazes.

Veja Também
Polícia
São Miguel do Oeste – Operação Integrada I da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil realiza fiscalização em estabelecimentos comerciais
SDR Dionísio Cerqueira repassa 4ª parcela do Transporte Escolar em 2013
Polícia
Morre jovem de Mondaí vítima de agressão
Geral
Mirando 2018, tucanos estimulam dobradinha de Doria com ACM Neto
Geral
Depois de 7 anos de preparação, rastreador obrigatório em carros tem o oitavo adiamento
Polícia
Família morta em Joinville é velada em Santa Izabel do Oeste