Mais de 5 milhões de beneficiários do INSS já podem fazer a prova de vida digital
O INSS divulgou em seus canais oficiais na internet um passo a passo do procedimento.
Por: Deise Bach
24 de fevereiro de 2021
A- A A+

A obrigatoriedade da prova de vida do INSS continuará suspensa o fim do mês de abril.

Significa que os benefícios serão pagos, até lá, mesmo sem a realização do procedimento, nos casos em que ele é necessário.

O anúncio foi feito em uma transmissão ao vivo no canal da Secretaria da Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, no YouTube, pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco.

A prova de vida nada mais é que uma visita anual a uma agência do INSS ou ao banco no qual o dinheiro é depositado para comprovar que o beneficiário está vivo, portanto segue com direito à aposentadoria, por exemplo.

Tudo para evitar fraudes ou pagamentos indevidos.

Por conta da pandemia, esse procedimento foi suspenso em março de 2020, com previsão inicial para durar 120 dias, mas a suspensão vem sendo prorrogada desde então e o procedimento só voltará a ser obrigatória em maio.

Apesar da obrigatoriedade estar suspenso, o INSS recomenda que o aposentado ou pensionista regularize a situação o quanto antes.

Pode ir a uma agência, mas pode também fazer a prova de vida digital, um projeto que já estava operando de maneira piloto e que agora foi ampliado.

Na transmissão ao vivo, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, anunciou que os mais de 5 milhões de aposentados e pensionistas que não fizeram a prova de vida no ano passado já podem regularizar a situação de maneira remota.

A prova de vida digital é feita por biometria facial.

São usadas as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito e do Tribunal Superior Eleitoral.

O INSS divulgou em seus canais oficiais na internet um passo a passo do procedimento.

Fonte: Redação Rádio Fronteira - Informações Rádio 2
Fotos
Comentários