Previsão do tempo
16°
26°
Parcialmente Nublado
Notícias
Geral
Sergio Moro diz que país está em ‘encruzilhada’ e mudança vem com ‘turbulência’

O juiz Sergio Moro aproveitou o prefácio que escreveu para o recém-lançado livro “Infraestrutura: eficiência e ética”, organizado pelo economista Affonso Celso Pastore, para fazer uma análise do atual processo de combate à corrupção no Brasil e reclamar da falta de “iniciativas mais robustas” do governo e do Congresso nesse campo. Segundo o juiz da Lava-Jato, essas duas instituições “deveriam ser as mais sensíveis à revelação do quadro de corrupção sistêmica”, mas pouco têm feito.

O juiz critica a dificuldade de se aprovar as Dez Medidas Contra a Corrupção e elenca ao menos três propostas em tramitação no Congresso que podem atrapalhar as investigações: o projeto de abuso de autoridade, o que visa a restringir a delação premiada e o que procura impedir a execução da pena antes do transito em julgado.

“O Brasil encontra-se em uma encruzilhada. É possível avançar na implementação do Estado de Direito e no fortalecimento da democracia, o que exige o enfrentamento da corrupção sistêmica. Ou é possível retroceder ao status quo anterior, de desenfreada corrupção sem responsabilização. A passagem entre um modelo de privilégio para um modelo de responsabilidade não se faz sem turbulência”, diz Moro.

O Juiz também aponta o julgamento do mensalão como o marco inicial do processo de ruptura com a “tradição de impunidade” brasileira.                                            (O GLOBO)

 

Veja Também
Geral
Um dos sinais de reumatismo em crianças é dor nas articulações ao acordar
Geral
ASCOAGRIN diz estar preocupada com o índice de criminalidade na Fronteira e se coloca à disposição na busca por ações concretas junto às forças de seg
Política
Prefeito em exercício, Flávio Berté, agiliza ações administrativas para garantir conclusão de projetos dentro do prazo
Geral
Brasileirão tem três jogos nessa quinta
Geral
Dionísio Cerqueira sedia o IV Encontro Nacional de Núcleos da Faixa da Fronteira
Saúde
médicos propõem regras para a relação com os planos de saúde