Previsão do tempo
12°
27°
Pancadas de Chuva a Tarde

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
Melhoria da infraestrutura ajuda o agronegócio do Paraná

 

Melhoria de estradas rurais, duplicação de rodovias e a modernização do porto de Paranaguá são ações do Governo do Paraná consideradas essenciais para o desenvolvimento da avicultura e da suinocultura do Estado, de acordo com a governadora em exercício Cida Borghetti. “O nosso governo apoia a produção agropecuária e dá todo o respaldo ao agronegócio ao elevar os investimentos na infraestrutura de transporte”, disse ela no Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (Siavs), que começou nesta terça-feira, (29) em São Paulo.

O Paraná é o maior produtor nacional de carne de frango, com abate de 1,8 bilhão de aves em 2016, e o maior exportador, com 1,5 milhão de toneladas vendidas no ano passado para 130 países. “É um estado com desempenho admirável e apresenta condições de prosperar ainda mais”, disse Francisco Sérgio Turra. O Paraná também tem o maior rebanho suíno do País, que gera cerca de 500 mil empregos diretos e indiretos, com exportações de 200 milhões de dólares anuais.

A avicultura e a suinocultura, afirmou Cida Borghetti, se projetaram nos últimos anos pelo seu dinamismo e empreendedorismo, contribuindo expressivamente para a geração de empregos, renda e novas tecnologias. Ela lembrou que os dois setores são também apoiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul – BRDE. “Nos últimos anos, o BRDE ampliou a contratação de operações de crédito para instalação de novas unidades produtivas, modernização de plantas agroindustriais já existentes, pesquisa, inovação e desenvolvimento de novos produtos”, disse Cida. “Grande parte desses investimentos foi feita na agropecuária e na industrialização da matéria-prima, agregando valor e tornando nossa produção mais competitiva nos mercados internacionais. Com mais qualidade e maior produtividade, nossa avicultura e nossa suinocultura elevaram as suas exportações para a Ásia e para outros mercados”, complementou.

 

Com informações da ASCOM – Governo do Estado do PR

Veja Também
Geral
Dia Mundial do Diabetes: doença silenciosa atinge 9% dos brasileiros
Geral
Após reunião com governo, presidente da Petrobras diz que política de reajuste dos combustíveis não muda
Polícia
Motociclista morre em colisão com automóvel
Polícia
Suspeito de matar índio confessa crime em interrogatório
Geral
Salário mínimo poderá ser de R$ 1.002 em 2019
Política
TREs divulgam no próximo dia 20 a lista com o nome dos eleitores que faltaram nas últimas eleições