Operação de transferências de pacientes com Covid-19 ao Espírito Santo inicia nesta quarta-feira
Dois aviões devem sair da base aérea em Florianópolis às 7h30 e chegar a Chapecó por volta das 8h30
Por: Alisson Júnior
03 de março de 2021
A- A A+
Foto: Divulgação/Prefeitura de Chapecó

As transferências de pacientes internados com coronavírus para o Espírito Santo iniciam na manhã desta quarta-feira (3), dois aviões o Arcanjo-02 e um avião particular que presta serviços ao Estado devem sair de Florianópolis às 7h30 e devem chegar a Chapecó por volta das 8h30. De acordo com o superintendente de Urgência e Emergência da SES, Diogo Bahia Losso, o objetivo é atender prioritariamente pacientes da região Oeste internados no Hospital Regional do Oeste, de Chapecó, Hospital São Paulo de Xanxerê e Hospital Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste.

“Estamos empenhados em salvar vidas. Essa é mais uma ação organizada pelo Governo do Estado para buscar garantir o atendimento em leitos de UTI aos nossos pacientes”, destacou. 

De acordo com Losso, em função do estado de saúde dos pacientes, serão transportados individualmente, dois por dia, na aeronave Arcanjo-02 e em avião particular que presta serviços ao Estado. Como são 16 leitos e o estado disponibilizados à Santa Catarina e o estado pretende usar todos, a operação deve durar oito dias. 

Antes das transferências, os pacientes devem passar por uma triagem para analisar quais têm condições clínicas de serem transferidos e enfrentar a viagem que está prevista para durar três horas e meia. A Secretaria de Estado da Saúde (SES), ainda detalha questões logísticas da operação para definição de horários e locais de embarque.

A Secretaria do Estado de Saúde do Espírito Santo confirmou a oferta de até 16 leitos de UTI Covid-19 na rede hospitalar da Região Metropolitana de Vitória. O movimento foi acertado após articulação do secretário André Motta Ribeiro com o Governo capixaba por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

Fonte: CLIC RDC
Fotos
Comentários