Previsão do tempo
19°
28°
Parcialmente Nublado

Brasil de Sul a Norte

Loreno da Silva

Notícias
Geral
Novos santos brasileiros, mártires do Rio Grande do Norte, são canonizados pelo Papa Francisco

Após 372 anos do massacre dos holandeses no nordeste brasileiro, a igreja reconhece 30 novos santos, considerados os primeiros mártires do Brasil.

Foram mortos em 1645 em Cunhaú e Uruaçú, que correspondem às cidades potiguares de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante, vítimas da perseguição pela fé católica.

Segundo a igreja, o assassinato em massa foi uma retaliação aos que se recusavam a seguir o movimento protestante calvinista.

A lista dos novos santos tem 25 homens e cinco mulheres. Um bebê de dois meses de idade, morto no ataque holandês, também foi santificado.

O grupo canonizado tem mais uma criança, 12 jovens e 16 adultos. Entre eles, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, e o camponês Mateus Moreira.

O papa Francisco dispensou a comprovação de milagres e levou em conta a antiguidade do martírio e a devoção perpétua do povo aos mártires.

O Brasil passa a ter 36 santos nacionais. Até agora, o único nascido no Brasil era Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, o frei Galvão. Os demais, entre eles, São José de Anchieta foram reconhecidos por milagres e missões desenvolvidas no país.

Veja Também
Geral
Nesse fim de semana tem Enem; alunos só podem fazer a prova com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente
Polícia
Capotamento deixa dois mortos e três feridos
Polícia
Acidente com ônibus e dois carros na BR-373, em Candói, deixa nove mortos
Polícia
Plantação de maconha é encontrada em Enéas Marques
Polícia
PRF apreende pneus contrabandeados do Paraguai em Dionísio Cerqueira
Saúde
Problemas renais são mais comuns no verão