Previsão do tempo
13°
27°
Parcialmente Nublado
Notícias
Geral
Novos santos brasileiros, mártires do Rio Grande do Norte, são canonizados pelo Papa Francisco

Após 372 anos do massacre dos holandeses no nordeste brasileiro, a igreja reconhece 30 novos santos, considerados os primeiros mártires do Brasil.

Foram mortos em 1645 em Cunhaú e Uruaçú, que correspondem às cidades potiguares de Canguaretama e São Gonçalo do Amarante, vítimas da perseguição pela fé católica.

Segundo a igreja, o assassinato em massa foi uma retaliação aos que se recusavam a seguir o movimento protestante calvinista.

A lista dos novos santos tem 25 homens e cinco mulheres. Um bebê de dois meses de idade, morto no ataque holandês, também foi santificado.

O grupo canonizado tem mais uma criança, 12 jovens e 16 adultos. Entre eles, os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, e o camponês Mateus Moreira.

O papa Francisco dispensou a comprovação de milagres e levou em conta a antiguidade do martírio e a devoção perpétua do povo aos mártires.

O Brasil passa a ter 36 santos nacionais. Até agora, o único nascido no Brasil era Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, o frei Galvão. Os demais, entre eles, São José de Anchieta foram reconhecidos por milagres e missões desenvolvidas no país.

Veja Também
Polícia
Menor é flagrado na direção de motocicleta em Barracão
Polícia
Fiscalização de cadeirinha em van escolar é adiada para 2017
Geral
Impostos chegam a R$ 300 bilhões em 2014
Paraná
Beto Richa anuncia 5%, descontos e processos contra diretores. E greve continua
Geral
Vacina contra febre aftosa pode ser comprada de forma coletiva
Mundo
Argentina que injetou vaselina nos seios morre depois de ficar um mês sofrendo no hospital