Previsão do tempo
19°
28°
Possibilidade de Pancadas de Chuva

Clube do Povo

Doalcei Alves

Rota 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
Congresso do Peru aprova uso medicinal da maconha

O Congresso do Peru aprovou nesta quinta-feira, por ampla maioria, o uso da maconha para fins medicinais, atendendo a uma antiga demanda de organizações civis, informou o presidente do Legislativo, Luis Galarreta. "Hoje aprovamos o uso da cannabis medicinal. Todos os grupos parlamentares, pensando nas pessoas que precisam deste tratamento", escreveu Galarreta no Twitter. A lei será enviada agora ao Poder Executivo, que promoveu a medida, para sua promulgação.

Apesar da aprovação por ampla maioria, a medida provocou um acalorado debate, já que o Peru é o segundo maior produtor de folha de coca do planeta e há muitos anos luta contra o narcotráfico. Especialistas e promotores da proposta esclareceram que não se trata de permitir o consumo da maconha, apenas de extrair seus componentes medicinais para paliar algumas doenças específicas.

O governo apresentou o projeto de lei em fevereiro, após pedidos de famílias cujos filhos enfrentam doenças graves, como convulsões epiléticas e câncer. O legislador governista Alberto de Belaunde propôs que as mães envolvidas no uso da maconha para paliar o sofrimento de seus filhos sejam excluídas de qualquer ação penal.

Além do Uruguai, que em 2013 se tornou o primeiro país a autorizar o cultivo e o consumo da maconha para uso pessoal, vários países latino-americanos têm caminhado na mesma direção, enquanto México, Colômbia, Chile e Argentina aprovaram leis que autorizam o cultivo e o uso da maconha para fins medicinais.

 

Com informações do jornal Correio do Povo

Veja Também
Polícia
Identificação de corpos carbonizados em acidente pode demorar até duas semanas
Economia
Brasileiros pagaram quase R$ 130 bilhões em impostos, só no mês passado
Polícia
Mulher morre ao ter casa invadida por carreta em Passo Fundo
Geral
Municípios de Flor da Serra do Sul e Palma Sola projetam obras de forma conjunta
Polícia
Morador de São José do Cedro é preso com drogas em Marmeleiro
Economia
Brasileiros já pagaram, só neste ano, mais de R$ 1,8 trilhão, em impostos