Previsão do tempo
19°
28°
Possibilidade de Pancadas de Chuva

Clube do Povo

Doalcei Alves

Rota 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
Moro condena lobistas Jorge e Bruno Luz por corrupção e lavagem de dinheiro

O juiz Sergio Moro condenou lobista Jorge Luz a 13 anos e oito meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, em sentença tornada pública na manhã desta sexta-feira. Bruno Luz, filho de Jorge, também foi condenado pelos mesmos crimes, mas a sentença foi menor: seis anos e oito meses de reclusão. Na mesma ação, o ex-gerente da área internacional da Petrobras Luiz Carlos Moreira da Silva foi condenado a 12 anos de prisão.

Na decisão de Moro, Jorge e Bruno são acusados de participar da viabilização do pagamento de US$ 35 milhões a políticos do PMDB e a funcionários da Petrobras entre 2006 e 2008 para garantir que a Samsung Heavy Industries fosse contratada para construir dois navios-sondas para a estatal. Eles também atuaram para a distribuição de US$ 2,5 milhões de propinas para que a Schahin Engenharia fosse escolhida para operar um deles.

Na sentença, Moro afirma que as provas colhidas pelo Ministério Público Federal (MPF) indicam que Jorge Luz "faz do crime de corrupção e de lavagem a sua profissão, visando seu próprio enriquecimento ilícito e de terceiros". Moro lembrou, na sentença, que Jorge e Bruno Luz negociam um acordo de colaboração premiada, mas diz que as tratativas ainda não foram concluídas:

"Além disso, há elementos probatórios que indicam que estariam envolvidos em diversos esquemas criminais, com o que a colaboração deve ser completa e integral, sendo inapropriada considerá-la isoladamente."

Procurado na manhã desta sexta-feira, o advogado Gustavo Teixeira, que representa a família Luz neste processo, afirmou que não ainda iria se pronunciar porque não tivera acesso à sentença do juiz Moro.

 

Com informações do portal G1

Veja Também
Polícia
Governo expulsou 550 servidores em 2014 por práticas ilícitas, diz CGU
Geral
Centrais celebram Dia do Trabalho com protesto contra a prisão de Lula
Geral
Nova Diretoria da ASCOAGRIN é empossada para o biênio 2015/2017
Polícia
Polícia Civil prende acusados de latrocínio contra vigia do Parque Alvorada
Geral
Brasil tem retomada de investimentos no terceiro trimestre
Geral
Convênio que permitia fazer testes de DNA pela Justiça é suspenso em Santa Catarina