Previsão do tempo
18°
29°
Pancadas de Chuva a Tarde

Nossa Terra Nossa Gente

Doalcei Alves

Trânsito Livre

Sandro Barcellos

Notícias
Geral
Flagrante! Ouvinte tira fotos de Taturanas, em comunidade de Dionísio Cerqueira

Por Sandro Barcelos. Fotos de Fátima Zanin

Um flagrante, na tarde desta quarta-feira (17), na Linha Nova Prata, interior de Dionísio Cerqueira. A ouvinte Fátima Zanin, enviou para a nossa redação, fotos tiradas na propriedade de sua família, em que mostra uma quantidade de Taturanas, que estavam agrupadas, em uma árvore, que fica aos fundos da residência.

Conforme a especialista em epidemiologia, da secretaria da saúde de Dionísio Cerqueira, Juliana Angelis, durante entrevista no Jornal da Manhã desta quarta, informou que a forma de proteção destas lagartas, seria a de se agrupar em uma árvore, evitando que possam ser atacadas por algum predador.

Outra recomendação da especialista, é no sentido de que, se houver contato com alguma Lonomia, deverá se dirigir a unidade de saúde mais próxima, ou então ao hospital do município, que já os servidores estão preparados e orientados a atenderem à população.

Os principais sintomas do contato com a Taturana, conforme apurado no site do Ministério da Saúde, são as "manifestações do tipo dermatológicas e dependem da intensidade e extensão do contato. Dor local intensa em queimação, edema, eritema, eventualmente prurido local. Infartamento ganglionar regional. Nas primeiras 24h, a lesão pode evoluir com vesiculações. Raramente pode ocorrer um mal estar, náuseas, vômitos e diarréia. Quadro regride totalmente em 2, 3 dias, no máximo".

E se você flagrou algo? Entre em contato com a nossa redação, através do telefone (49) 3644.1042, ou ainda, em nossa página no Facebook (@RadioFronteiraOficial). È você fazendo o jornalismo com a gente.

Fonte: Sandro Barcelos
Veja Também
Educação
MEC divulga início das inscrições do Fies do segundo semestre
Polícia
Motociclista é flagrado a 197 km/h em SC
Geral
Município de Barracão realiza o 1º Clássico da Independência entre Brasil e Argentina
Polícia
Motorista morre após veículo cair de ribanceira na BR 158
Polícia
POLICIA MILITAR INTERAGE COM ALUNOS DA APAE EM PALMA SOLA
Geral
Puxadas pelas lojas de móveis e eletrodomésticos, vendas do comércio voltam a crescer