Previsão do tempo
14°
25°
Parcialmente Nublado

Câmara de Vereadores de Dionís

Câmara

Encontro de Bandas

Laudinor Dalvani

Notícias
Geral
Paraná discute emissão de Documento Nacional de Identificação

Da Redação, com informações da AEN

O governador Beto Richa se reuniu nesta segunda-feira (22), no Palácio Iguaçu, com o diretor da Casa da Moeda, César Augusto Barbiero, para conhecer os modelos e mecanismos de segurança do Documento Nacional de Identificação (DNI), que vai unificar o RG, CPF e Título de Eleitor em um único documento. O Paraná foi um dos primeiros estados a integrar suas bases de dados biométricos com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que sejam utilizadas na validação de identificação dos cidadãos para a emissão do documento.

O objetivo da criação de um documento único é trazer mais segurança ao cidadão e evitar fraudes. "Há uma grande preocupação com a falsificação de documentos. O termo de cooperação que assinamos no ano passado permite o cruzamento dos dados biométricos do governo e da Justiça Eleitoral, para avançarmos com êxito na proposta de uma nova identificação nacional. É uma medida que melhora a vida do cidadão e ajuda a coibir fraudes", afirmou Richa.

O diretor da Casa da Moeda afirmou que o Paraná está com a estrutura avançada para iniciar a emissão do Documento Nacional de Identificação. "O Paraná é um dos estados mais organizados do Brasil. O Estado é referência em sua organização administrativa e pela utilização maciça de tecnologia da informação. Por isso é mais fácil começar este projeto por aqui, onde os dados já estão prontos para serem integrados no documento", ressaltou.

A proposta da Casa da Moeda é utilizar no DNI mecanismos de segurança semelhantes aos que já são usados na fabricação do papel-moeda. A instituição, que hoje é responsável pela fabricação de passaportes, também trabalha com o projeto de emissão de um documento de identidade digital, acessível por meio de dispositivos móveis e com tecnologias que também evitam falsificações.


 

Veja Também
Geral
Bom Jesus do Sul - Cézar Bueno saí de férias e Hélio Surdi assume Executivo.
Geral
Depois de cometer 17 ataques contra mulheres, homem é condenado a dois anos de prisão em SP
Geral
Casos de dengue despencam, em 2016, enquanto os de chikungunya disparam
Geral
Receita Federal envia carta para quem caiu na malha-fina: 383 mil precisam corrigir o IR
Geral
Taxa de desemprego deve diminuir em 2017
Saúde
Brasil é responsável por 36% do lixo eletrônico produzido na América Latina