Previsão do tempo
16°
Predomínio de Sol

Manhã da Fronteira

Jeferson Rodriguês

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
Paraná discute emissão de Documento Nacional de Identificação

Da Redação, com informações da AEN

O governador Beto Richa se reuniu nesta segunda-feira (22), no Palácio Iguaçu, com o diretor da Casa da Moeda, César Augusto Barbiero, para conhecer os modelos e mecanismos de segurança do Documento Nacional de Identificação (DNI), que vai unificar o RG, CPF e Título de Eleitor em um único documento. O Paraná foi um dos primeiros estados a integrar suas bases de dados biométricos com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que sejam utilizadas na validação de identificação dos cidadãos para a emissão do documento.

O objetivo da criação de um documento único é trazer mais segurança ao cidadão e evitar fraudes. "Há uma grande preocupação com a falsificação de documentos. O termo de cooperação que assinamos no ano passado permite o cruzamento dos dados biométricos do governo e da Justiça Eleitoral, para avançarmos com êxito na proposta de uma nova identificação nacional. É uma medida que melhora a vida do cidadão e ajuda a coibir fraudes", afirmou Richa.

O diretor da Casa da Moeda afirmou que o Paraná está com a estrutura avançada para iniciar a emissão do Documento Nacional de Identificação. "O Paraná é um dos estados mais organizados do Brasil. O Estado é referência em sua organização administrativa e pela utilização maciça de tecnologia da informação. Por isso é mais fácil começar este projeto por aqui, onde os dados já estão prontos para serem integrados no documento", ressaltou.

A proposta da Casa da Moeda é utilizar no DNI mecanismos de segurança semelhantes aos que já são usados na fabricação do papel-moeda. A instituição, que hoje é responsável pela fabricação de passaportes, também trabalha com o projeto de emissão de um documento de identidade digital, acessível por meio de dispositivos móveis e com tecnologias que também evitam falsificações.


 

Veja Também
Polícia
Polícia Militar recuperada camionete roubada no Rio Grande do Sul
Política
Cidades registram panelaço durante programa do PT na televisão
Polícia
Governo promove teste do bafômetro, e bombom com licor não indica álcool
Polícia
Colisão frontal deixa cinco mortos e dois feridos no Paraná
Polícia
PM de Barracão recupera veículo furtado prende autor
Polícia
Concurso exige que mulheres comprovem virgindade ou façam exames ginecológicos