Previsão do tempo
22°
Parcialmente Nublado

Manhã da Fronteira

Sandro Barcelos

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
Segundo Faciap, inadimplência caiu no Paraná

Da Redação, com informações da Assessoria de Imprensa

A inadimplência registrou queda no mês de dezembro no Paraná. Dados da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), divulgados por meio da Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF), conveniada ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostram que o número de paranaenses negativados caiu 1,77% em dezembro na comparação com novembro.

"Os meses de dezembro sazonalmente registram queda no número de inadimplentes", explica o vice-presidente da Faciap para a BCF, Claudenir Machado. Isso porque é um período em que as pessoas aproveitam para pagar dívidas, já que recebem o décimo terceiro e bonificações de final de ano.

Segundo o vice-presidente da Faciap, os gastos de início de ano com material escolar, IPVA e IPTU, devem começar a refletir nos dados a partir de março. "As dívidas feitas para pagar as compras de Natal e Ano Novo e os gastos de início do ano, devem influenciar os dados de fevereiro ou março, em que tradicionalmente a inadimplência volta a crescer", afirma Claudenir Machado.

O Paraná registrou redução de 6,19% no número de dívidas em dezembro na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O número segue caindo pelo 20º mês consecutivo. Do total de dívidas no Paraná, 43,97% são devidas a bancos; 23,33% ao comércio; 18,89% ao setor de comunicação, o que inclui internet e telefonia; e 2,52% são referentes a água e luz.

Veja Também
Geral
Governo estuda regularizar permanência de médicos cubanos
Geral
Inscrições do Processo Seletivo Simplificado começam hoje
Caminhonete de Bom Jesus do Sul capota na ‘Serra do BNH’, em Barracão
Política
Propaganda eleitoral volta ao ar na noite desta quinta-feira
Polícia
Polícia Civil abre as inscrições para a Operação Veraneio
Geral
Mulher mais pesada do mundo passa por cirurgia de redução de estômago e emagrece 100kg