Previsão do tempo
16°
Predomínio de Sol

Manhã da Fronteira

Jeferson Rodriguês

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
Pesquisas feitas por Itaipu e Iapar provam eficiência do terraceamento no plantio direto


O estudo divide uma plantação em frações de um alqueire e compara uma fração onde são feitas todas as boas práticas de plantio direto e outra em que, além disso, é feito o terracemanto, ou seja, o cultivo acontece sobre terraços, em diferentes alturas. Nas duas áreas são instalados coletores de água e são monitoradas a erosão, a incidência solar, a pluviosidade, e outros indicadores, para entender a dinâmica da água no solo.

"A nossa hipótese é que em períodos de chuva intensa a dinâmica do solo é diferente nas duas parcelas. O terraceamento segura mais a água, não a deixa correr até o rio, e é isso que nós queremos. A água não tem que ‘descer’, ela tem que se infiltrar no solo", afirma o engenheiro agrônomo Tiago Pellini, diretor de pesquisa do Iapar, um dos responsáveis pelo estudo. "O terraceamento vai fazer a diferença na contenção da água no solo, além de evitar a erosão nas encostas dos rios".

Os outros planos de ação envolvem temas de interesse da Itaipu e do Iapar, incluindo a dinâmica dos sistemas agrícolas, principalmente em relação à conservação do solo e da água. As ações têm foco nas mudanças no microclima, dosagens dos dejetos de suínos e aves, microbiologia dos solos em áreas de mata ciliar, entre outros temas.

Veja Também
Polícia
Esposa de Pastor de Pinhalzinho é encontrada morta no interior de Saudades
Polícia
PM registra furto de galinhas na Casa Familiar Rural
Geral
Procon coloca mais 71 sites na lista de lojas virtuais que vendem, mas não entregam
Geral
Administração de Dionísio Cerqueira libera o valor de 15 mil reais para ajuda de custo do transporte universitário
Política
Guiebelmeier assume a presidência do Legislativo cerqueirense
Geral
Brasil não cumpre acordo assinado com a ONU de acabar o trabalho infantil