Previsão do tempo
14°
22°
Variação de Nebulosidade
Notícias
Geral
Pesquisas feitas por Itaipu e Iapar provam eficiência do terraceamento no plantio direto


O estudo divide uma plantação em frações de um alqueire e compara uma fração onde são feitas todas as boas práticas de plantio direto e outra em que, além disso, é feito o terracemanto, ou seja, o cultivo acontece sobre terraços, em diferentes alturas. Nas duas áreas são instalados coletores de água e são monitoradas a erosão, a incidência solar, a pluviosidade, e outros indicadores, para entender a dinâmica da água no solo.

"A nossa hipótese é que em períodos de chuva intensa a dinâmica do solo é diferente nas duas parcelas. O terraceamento segura mais a água, não a deixa correr até o rio, e é isso que nós queremos. A água não tem que ‘descer’, ela tem que se infiltrar no solo", afirma o engenheiro agrônomo Tiago Pellini, diretor de pesquisa do Iapar, um dos responsáveis pelo estudo. "O terraceamento vai fazer a diferença na contenção da água no solo, além de evitar a erosão nas encostas dos rios".

Os outros planos de ação envolvem temas de interesse da Itaipu e do Iapar, incluindo a dinâmica dos sistemas agrícolas, principalmente em relação à conservação do solo e da água. As ações têm foco nas mudanças no microclima, dosagens dos dejetos de suínos e aves, microbiologia dos solos em áreas de mata ciliar, entre outros temas.

Veja Também
DETRAN do PR orienta sobre o que fazer ao comprar carro novo
Esportes
Em clássico centenário, Corinthians e Palmeiras se enfrentam em Itaquera
Educação
MEC libera lista de estudantes aprovados na primeira chamada do Sisu
Polícia
Barracão – Argentinos são presos por posse de material de recarga de munições
Esportes
Liverpool e Real Madrid saem na frente na busca pelo título da Liga dos Campeões
Justiça
Nova penitenciária de Chapecó será inaugurada nesta sexta­feira