Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul tem 22.479 eleitores aptos ao voto em novembro
Em breve, também estarão disponíveis informações atualizadas sobre candidaturas e mesários e, após o pleito, os resultados da votação
19 de agosto de 2020
A- A A+

Mais de 153 milhões de eleitores devem ir às urnas, este ano, para eleger prefeitos e vereadores nos mais de CINCO MIL 500 municípios brasileiros, menos no Distrito Federal.

Na Comarca de Barracão, que abrange ainda os municípios de Bom Jesus do Sul e Salgado Filho são 14.322 eleitores aptos a votarem no dia 15 de novembro.

Por município, os números de eleitores aptos são: Barracão 7.342, Bom Jesus do Sul 3.401 e Salgado Filho tem 3.579 eleitos aptos ao voto.

Já o número de eleitores que estão com o título cancelado ou suspenso é de 2.498.

Os números de eleitores inaptos por município: Barracão tem 1.278, Bom Jesus do Sul 580 e Salgado Filho 640.

Já o município de Dionísio Cerqueira conta com 11.558 eleitores aptos ao vota nas eleições de novembro.

Por outro lado, são 1.340 eleitores com o título cancelado ou suspenso.

Para que você fique sabendo, o título de eleitor é cancelado por ausência em 03 pleitos consecutivos e que não foram justificados ou pelo não comparecimento à revisão do eleitorado.

Já o título é suspenso principalmente por restrições nos direitos políticos, ou seja, por condenações judiciais.

Outro dado importante é número de seções previstas para este ano. Em Barracão são 55 e Dionísio Cerqueira 75 seções.

Excepcionalmente neste ano que estamos enfrentando uma pandemia, com o objetivo de evitar filas, não haverá à biometria.

Importante lembrar que a partir deste dia 18 de agosto os mesários estão sendo convocados por whatsapp. Caso não sejam localizados, só aí acontecerá o contato por outro meio de comunicação.

A disseminação de fake news, boca de urna eletrônica e restrições da legislação devem ampliar o número de denúncias. No ano passado, a lei apertou o cerco à disseminação de notícias falsas sobre adversários e o candidato que infringir a regra pode ser preso ou ter o registro suspenso.

O impulsionamento de conteúdo eleitoral pela internet será liberado para candidatos e partidos, não para eleitores. A mensagem deverá ter identificação do CPF ou CNPJ do responsável e a expressão: "Propaganda Eleitoral".

A campanha eleitoral, inclusive na internet, começa em 27 de setembro, um dia após o fim do prazo para registro de candidaturas. Vai até 12 de novembro.

Neste ano, mais uma vez, está proibida a distribuição de brindes, como bonés, canetas, chaveiros e cestas básicas.

Cinemas, clubes, lojas, templos e estádios não podem receber propaganda eleitoral. Assim como não é permitido fixar cartazes e faixas em viadutos, passarelas, pontes e paradas de ônibus.

O horário eleitoral gratuito em rádio e TV começa a ser veiculado em 09 de outubro.

O primeiro turno acontece em 15 de novembro e nas cidades em que houver segundo turno, a votação está marcada para 29 de novembro.

Porém, a data que mais gera expectativa nos eleitores é 31 de agosto até 16 de setembro. Neste período é permitida a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Até então alguns nomes em nossa região são conhecidos como pré-candidatos, contudo, na chapa majoritária são apenas dois nomes por grupo, ou seja, alguns nomes que estão à disposição ficarão pelo caminho, da mesma forma, outros até então desconhecidos, podem surgir nas mais variadas composições.

Importante lembrar que este ano as regras da eleição mudaram e haverá composição apenas na chapa majoritária, ou seja, para prefeito e vice. Na proporcional, para eleger vereadores, não há coligações e cada partido deverá fazer o coeficiente de 10% do total de votos válidos para colocar um representante e assim, sucessivamente até o preenchimento total das nove vagas de vereadores que serão titulares no próximo mandado, os demais serão acolhidos como suplentes.

Fonte: Redação Rádio Fronteira
Fotos
Comentários