Previsão do tempo
14°
22°
Pancadas de Chuva a Tarde

Brasil de Sul a Norte

Doalcei Alves

Notícias
Geral
Lei aprovada no Congresso visa acelerar processo de adoção tardia

Para a chegada de um filho à família, pais biológicos esperam cerca de 270 dias (nove meses), desde o início da gravidez da mãe. No entanto, pessoas que desejam adotar uma criança têm quer passar por um longo processo e, às vezes, esperam anos para recebê-la no novo lar.

Para acelerar esse procedimento, o Congresso Nacional aprovou o PLC 101/2017, que entre outras coisas, trata de dar agilidade ao processo de adoção, priorizando grupos de irmãos, que normalmente já são crianças maiores. O objetivo é facilitar o processo para esse grupo, já que, no Brasil, há uma certa insegurança em adotar uma criança com idade a partir de 3 anos, por exemplo.

O arquiteto Túlio Gomes, de 48 anos, mora em Brasília e está entre as pessoas que querem adotar. Para ele, ficar com uma criança maior é tão especial quanto adotar um bebê, já que todos que estão nessa situação precisam de uma família e aguardam ansiosamente pelo carinho de um pai e uma mãe.

A relatora do PLC, senadora Marta Suplicy (MDB-SP), explica que um dos entraves no processo de adoção é a burocracia para liberação da criança e aptidão dos pretendentes. De acordo com a parlamentar, a proposta veio para acabar com a angústia dessas crianças que ficam na fila, na esperança de conhecer a nova família.

Um dos pontos do projeto estabelece que, após o estágio de convivência de 90 dias, o processo tenha até 120 dias para ser concluído, caso os pais decidam ficar com a criança. Esse prazo só poderá ser prorrogado uma vez.

O estágio de convivência compreende o período de integração entre as partes envolvidas na adoção e, até então, não tinha um tempo determinado, ficando a critério da avaliação judicial.

Caso você tenha interesse em conhecer o processo de adoção e queira realizar o sonho de uma criança mais velha de ter um lar, o grupo Aconchego, aqui em Brasília, está de portas abertas para te receber. Acesse adocaotardia.agenciadoradio.com.br

 

Veja Também
Geral
Vagas para o ProUni já estão abertas
Polícia
Idoso morre no hospital após sofrer queimaduras em incêndio
Geral
Quem não registrar empregado doméstico pagará multa
Polícia
Polícia Militar prende indivíduo com mandado de prisão
Barracão
Autor de roubo em farmácia é preso em flagrante
Polícia
Bombeiros realizam limpeza de pista na BR-163 em Barracão