Previsão do tempo
16°
Chuva pela Manhã

A Banda Chegou

Loreno da Silva

Sábado Total

Adriana Riva

Notícias
Geral
Lei aprovada no Congresso visa acelerar processo de adoção tardia

Para a chegada de um filho à família, pais biológicos esperam cerca de 270 dias (nove meses), desde o início da gravidez da mãe. No entanto, pessoas que desejam adotar uma criança têm quer passar por um longo processo e, às vezes, esperam anos para recebê-la no novo lar.

Para acelerar esse procedimento, o Congresso Nacional aprovou o PLC 101/2017, que entre outras coisas, trata de dar agilidade ao processo de adoção, priorizando grupos de irmãos, que normalmente já são crianças maiores. O objetivo é facilitar o processo para esse grupo, já que, no Brasil, há uma certa insegurança em adotar uma criança com idade a partir de 3 anos, por exemplo.

O arquiteto Túlio Gomes, de 48 anos, mora em Brasília e está entre as pessoas que querem adotar. Para ele, ficar com uma criança maior é tão especial quanto adotar um bebê, já que todos que estão nessa situação precisam de uma família e aguardam ansiosamente pelo carinho de um pai e uma mãe.

A relatora do PLC, senadora Marta Suplicy (MDB-SP), explica que um dos entraves no processo de adoção é a burocracia para liberação da criança e aptidão dos pretendentes. De acordo com a parlamentar, a proposta veio para acabar com a angústia dessas crianças que ficam na fila, na esperança de conhecer a nova família.

Um dos pontos do projeto estabelece que, após o estágio de convivência de 90 dias, o processo tenha até 120 dias para ser concluído, caso os pais decidam ficar com a criança. Esse prazo só poderá ser prorrogado uma vez.

O estágio de convivência compreende o período de integração entre as partes envolvidas na adoção e, até então, não tinha um tempo determinado, ficando a critério da avaliação judicial.

Caso você tenha interesse em conhecer o processo de adoção e queira realizar o sonho de uma criança mais velha de ter um lar, o grupo Aconchego, aqui em Brasília, está de portas abertas para te receber. Acesse adocaotardia.agenciadoradio.com.br

 

Veja Também
Polícia
Polícia Civil de Mondaí esclarece caso de prática de exploração sexual, favorecimento à prostituição e estupro
Polícia
PRF apreende 30 kg de maconha em ônibus de linha
Esportes
Conmebol divulga estádios aprovados para a final da Libertadores 2014
Geral
Mais de 3 milhões de contribuintes enviaram declaração do Imposto de Renda
Polícia
Nomeação dos novos policiais civis de SC é publicada no Diário Oficial
Polícia
Vereador de Dionísio Cerqueira é preso por porte ilegal de arma