Previsão do tempo
12°
24°
Possibilidade de Pancadas de Chuva à Tarde

Nossa Terra Nossa Gente

Doalcei Alves

Trânsito Livre

Sandro Barcellos

Notícias
Geral
STF: Ministro rejeita novo pedido de Lula contra execução provisória da pena

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento (julgou inviável a tramitação) ao Recurso Ordinário em Habeas Corpus (RHC) 156733, em que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedia liminar para suspender a ordem de prisão até o julgamento definitivo das Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) 43 e 44, ou até o esgotamento da jurisdição do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ou, ainda, até o julgamento definitivo do RHC.

No recurso, os advogados do ex-presidente da República sustentam que a execução antecipada da condenação configura constrangimento ilegal. Afirmam também que as decisões proferidas pelo Plenário do STF sobre a matéria, até o momento, não têm efeito vinculante, já que nesses precedentes os ministros afirmaram a possibilidade do implemento da pena, e não uma obrigatoriedade. Em sua decisão, o ministro Fachin afirma que aquele habeas corpus voltava-se contra decisão monocrática de ministro do STJ.

Em seguida, a defesa fez um aditamento, tendo em vista que o HC foi negado pelo colegiado. Por esse motivo, o ministro Fachin considera que o ato apontado como coator e examinado no HC 152752 coincide com a decisão da qual se recorre agora, acarretando a prejudicialidade do pedido.

Veja Também
Polícia
Mulher vítima de sequestro em Pinhalzinho é abandonada em Dionísio Cerqueira
Economia
Arroz, carne e ovos ficam mais baratos e derrubam preço da cesta básica
Geral
Novos extintores serão exigidos nos carros a partir 2015
Saúde
Nova técnica promete maior sobrevida aos pacientes com câncer de próstata
Geral
Orçamento autoriza até 47 mil vagas para concursos no Executivo em 2014
Geral
Saque do FGTS para compra de imóvel à vista custa até R$ 1.900