Previsão do tempo
16°
28°
Parcialmente Nublado

Nossa Terra Nossa Gente

Doalcei Alves

Trânsito Livre

Sandro Barcellos

Notícias
Saúde
D. Cerqueira - Secretaria de Saúde realiza capacitação aos profissionais de saúde

No dia 9 de junho a Secretaria de Saúde realizou capacitação direcionada aos profissionais da área da saúde de Dionísio Cerqueira, ministrada pelo Dr. Vanderlei de Oliveira.

A capacitação teve como finalidade instruir os profissionais em como proceder nos casos de reação alérgica a medicamentos que resultam em quadros de choques anafiláticos e paradas cardiorrespiratórias.

Nestes quadros o paciente perde a função cardíaca, impossibilitando-o de respirar, e por este motivo, os profissionais devem estar preparados e instruídos, visto que nos Postos de Saúde, há aplicação de medicamentos injetáveis e estes casos podem ocorrer.

Baseando-se nas metodologias do trauma, Dr. Vanderlei, que também atua como médico através do SAMU, orientou aos profissionais sobre os possíveis cenários e complicações que podem acontecer dentro destes quadros. Além da teoria, houve um momento destinado a parte prática, a fim de instrui-los a realizar uma reanimação cardiovascular, demonstrando também como executar a compressão torácica tanto em adultos como em crianças, com o objetivo de recuperar a função cardíaca do paciente.

O Secretário de Saúde, Alcir Sawaris, reforça a importância das capacitações e acredita que elas prepararam os profissionais que atuam na área da saúde e que os casos de emergências, possuem um tempo curto de reação, por este motivo quanto maior a qualificação e orientação, maiores são as chances de obterem sucesso na recuperação do paciente.

Veja Também
Economia
Pequenas empresas foram as que mais buscaram crédito em fevereiro
Polícia
Irmãs são presas com droga na cintura em ônibus
Polícia
Polícia Federal apreende quase meia tonelada de maconha que seguia para o Sudoeste do Paraná
Política
TREs divulgam no próximo dia 20 a lista com o nome dos eleitores que faltaram nas últimas eleições
Polícia
Idosa é morta com golpes de enxada no Noroeste do RS
Geral
É o que revela a pesquisa anual do Instituto GEOC