Previsão do tempo
15°
18°
Nublado e Pancadas de Chuva

Brasil de Sul a Norte

Loreno da Silva

Notícias
Saúde
D. Cerqueira - Secretaria de Saúde realiza capacitação aos profissionais de saúde

No dia 9 de junho a Secretaria de Saúde realizou capacitação direcionada aos profissionais da área da saúde de Dionísio Cerqueira, ministrada pelo Dr. Vanderlei de Oliveira.

A capacitação teve como finalidade instruir os profissionais em como proceder nos casos de reação alérgica a medicamentos que resultam em quadros de choques anafiláticos e paradas cardiorrespiratórias.

Nestes quadros o paciente perde a função cardíaca, impossibilitando-o de respirar, e por este motivo, os profissionais devem estar preparados e instruídos, visto que nos Postos de Saúde, há aplicação de medicamentos injetáveis e estes casos podem ocorrer.

Baseando-se nas metodologias do trauma, Dr. Vanderlei, que também atua como médico através do SAMU, orientou aos profissionais sobre os possíveis cenários e complicações que podem acontecer dentro destes quadros. Além da teoria, houve um momento destinado a parte prática, a fim de instrui-los a realizar uma reanimação cardiovascular, demonstrando também como executar a compressão torácica tanto em adultos como em crianças, com o objetivo de recuperar a função cardíaca do paciente.

O Secretário de Saúde, Alcir Sawaris, reforça a importância das capacitações e acredita que elas prepararam os profissionais que atuam na área da saúde e que os casos de emergências, possuem um tempo curto de reação, por este motivo quanto maior a qualificação e orientação, maiores são as chances de obterem sucesso na recuperação do paciente.

Veja Também
Geral
O secretário espera, que com todos os programas de incentivo aos produtores leiteiros
Saúde
Governo estuda uso de implante para evitar gravidez na adolescência
Polícia
Filha agride pai e mãe por documentação de uma propriedade, em Flor da Serra do Sul
Cultura
Pacto pela Alfabetização na Idade Certa tem adesão de 90% dos municípios
Economia
Bandeira vermelha da conta de luz será 18% menor a partir de setembro
Tecnologia
Dependência do telefone celular está gerando uma nova fobia