Previsão do tempo
20°
30°
Pancadas de Chuva à Noite

Brasil de Sul a Norte

Doalcei Alves

Notícias
Polícia
Em quatro meses, SC registra mais de 1,1 mil casos de estupro

De janeiro a abril deste ano, ao menos 9 mulheres foram vítimas de estupro por dia em Santa Catarina, de acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, o que totaliza 1.116 estupros no período. Nesses meses, foram registrados ainda 6,9 mil casos de lesão corporal contra mulheres, 65% deles ocorridos dentro de casa.

“Na maior parte dos casos de estupro, o autor é alguém próximo à vítima - pai, padrasto, tio, irmão. O estupro perpassa também o aspecto cultural. Eu já interroguei pais, padrastos que disseram que era um direito dele que a primeira relação sexual da filha ou enteada fosse com ele”, contou a coordenadora das Delegacias de Atendimento à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami), Patrícia Zimmermann D'Ávila.

No primeiro trimestre, segundo a Secretaria de Segurança, foram registrados oito casos de feminicídio, crime cometido contra a mulher em situação de violência doméstica, familiar ou de discriminação à condição de gênero.

Na metade dos casos, as vítimas tinham até 30 anos e tinham filhos com o suspeito do crime. Apenas três mulheres registraram boletim de ocorrência contra o criminoso, conforme o estado. Quase todos os casos, segundo o governo, foram registrados dentro de casa.

Conforme a delegada, muitas vítimas se sentem intimidadas e retiram as denúncias ou mudam depoimentos em audiências.

Para denunciar a violência contra mulher, existe desde 2005 o Disque 180. Nesse canal, as mulheres são orientadas sobre os serviços disponíveis para o enfrentamento do problema.

O serviço é gratuito e anônimo. As vítimas são atendidas por mulheres que são treinadas para dar o encaminhamento necessário para cada caso.

Veja Também
Polícia
Em uma semana, policiais da 3ª Cia cumpriram 13 mandados de prisão
Geral
ASCOAGRIN realiza primeira reunião da nova diretoria. Na próxima terça-feira, palestra sobre vendas será realizada em Barracão
Geral
Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 37 milhões
Mundo
EUA ameaça perseguir quem votar contra Trump em Assembleia Geral da ONU
Economia
Impostos pagos pelos brasileiros este ano chegam a R$ 1,4 trilhão
Saúde
Doença cardiovascular é a principal causa de mortes no Brasil