Previsão do tempo

Jornal do Meio Dia

Itamar Soares

Clássicos da 94

Maria Eduarda

Notícias
Geral
Fachin libera para julgamento recurso de Lula contra decisão que negou liberdade ao petista

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Edson Fachin liberou nesta segunda-feira (27) para julgamento, no plenário virtual da Corte, recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a decisão tomada em abril que negou liberdade ao petista.

Lula foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4), segunda instância da Justiça responsável pela Lava Jato, a 12 anos e 1 mês de prisão, em regime inicialmente fechado. A condenação se deu no processo relacionado ao triplex em Guarujá (SP).

O ex-presidente se diz inocente. Ele cumpre execução provisória da pena desde o início de abril, logo depois que o STF rejeitou conceder o habeas corpus.

Fachin liberou para análise os chamados embargos de declaração, um tipo de recurso que serve para esclarecimento da decisão e que, em tese, não muda o resultado do julgamento.

Quando o ministro libera o caso em plenário virtual é porque considera que não exige debate porque a jurisprudência já está consolidada.

Pelo site do Supremo, o julgamento virtual está previsto para começar no dia 7 de setembro e termina 23h59 do dia 13.

Pelas regras do plenário virtual, o relator é o primeiro a inserir o voto no sistema e, a partir daí, os outros ministros terão uma semana para votar. Qualquer ministro pode pedir "destaque" para levar o tema à discussão presencial.

Veja Também
Economia
Vendas parceladas no Dia dos Pais caem 7,15%
Geral
Base nacional curricular não define regras para o ensino religioso e exclui questões de gênero
Esportes
Dionísio Cerqueira sediará a Fase Microrregional do JESC
Mundo
Austrália poderá ser o primeiro país do mundo a erradicar o câncer de colo de útero
Geral
Nova tabela de frete rodoviário começa a vigorar hoje, segunda-feira e inclui carga pressurizada
Saúde
OMS alerta: carne processada pode causar câncer