Previsão do tempo
16°
28°
Parcialmente Nublado

Clube do Povo

Itamar Soares

Rota 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
Barracão – SEBRAE Nacional e do PR lançam oficialmente o Programa Líder na região de Fronteira

Desenvolver às cidades do Sudoeste do Paraná e de Missiones, além de Dionísio Cerqueira/SC, que fazem Fronteira com a Argentina, este é um dos principais objetivos do Programa LÍDER.

O Sebrae Nacional e o Sebrae/PR promoveram o lançamento do Líder - Liderança para o Desenvolvimento Regional na última quinta-feira (30). Foram convidados e estão engajados no programa, líderes da sociedade civil organizada com visão de desenvolvimento e do Poder Público dos municípios. Os presentes também assistiram à palestra com o professor Gretz, sobre “Liderança Transformadora”.

O Gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae/PR, Cesar Ricetti, destacou que o Programa Líder é uma ferramenta para construir propósitos.

Conforme ele, precisamos observar cada vez mais as convergências e aparar e eliminar as divergências, pois ações locais que dão os exemplos.

Rissete revela que o Sebrae/PR fez um grande esforço para trazer o programa para a fronteira do Paraná com a Argentina. “Foram quase dois anos de negociações locais e com o Sebrae Nacional. A partir de agora, teremos praticamente doze meses de trabalho”, relatou.

Conforme o Prefeito Marco Zandoná, foi através de Programas como este e ações do SEBRAE, que entendeu à importância de parcerias.

Disse ainda, que foi através do Líder e de parcerias que nasceu o Consórcio Intermunicipal de Fronteira – CIF..

O empresário argentino Jorge Segundo Feldman, presidente do Comitê Territorial da MPEs da Fronteira, avalia que a integração começa a ultrapassar os limites de Barracão, Bom Jesus do Sul, Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen (Argentina).

“Hoje, é uma fronteira com numerosos municípios e muito mais líderes trabalhando conjuntamente. Creio que é o início de uma segunda etapa entre os líderes, que têm feito um esforço e se vê frutos, pois trará benefícios à província, ao país e, principalmente, ao povo da Fronteira”, salienta Feldman.

O presidente do Comitê MPEs Fronteira acrescenta que as lideranças “vivem na região da Fronteira e sabem das necessidades de sua gente e buscam formas de encontrar soluções para melhorar e trazer benefícios para a comunidade”.

O programa

O Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional é uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

Veja Também
Polícia
Polícia flagra crianças sendo transportadas em baú de caminhão
Geral
Atenção motorista caminhoneiro, para as restrições de rodagem no feriado
Polícia
Colisão de veículos no interior de DC
Geral
Projeto de lei que proíbe o casamento de menores de 16 anos aguarda sanção presidencial
Santa Catarina
Atualizado limite de velocidade nas rodovias estaduais de SC
Geral
Reclamações contra a Caixa sobre o FGTS mais que triplica em 1 ano