Previsão do tempo
18°
25°
Predomínio de Sol

Fronteira no Esporte

Laudinor Dalvani

Clássicos da 94

Jaferson Rodrigues

Notícias
Geral
Barracão – SEBRAE Nacional e do PR lançam oficialmente o Programa Líder na região de Fronteira

Desenvolver às cidades do Sudoeste do Paraná e de Missiones, além de Dionísio Cerqueira/SC, que fazem Fronteira com a Argentina, este é um dos principais objetivos do Programa LÍDER.

O Sebrae Nacional e o Sebrae/PR promoveram o lançamento do Líder - Liderança para o Desenvolvimento Regional na última quinta-feira (30). Foram convidados e estão engajados no programa, líderes da sociedade civil organizada com visão de desenvolvimento e do Poder Público dos municípios. Os presentes também assistiram à palestra com o professor Gretz, sobre “Liderança Transformadora”.

O Gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae/PR, Cesar Ricetti, destacou que o Programa Líder é uma ferramenta para construir propósitos.

Conforme ele, precisamos observar cada vez mais as convergências e aparar e eliminar as divergências, pois ações locais que dão os exemplos.

Rissete revela que o Sebrae/PR fez um grande esforço para trazer o programa para a fronteira do Paraná com a Argentina. “Foram quase dois anos de negociações locais e com o Sebrae Nacional. A partir de agora, teremos praticamente doze meses de trabalho”, relatou.

Conforme o Prefeito Marco Zandoná, foi através de Programas como este e ações do SEBRAE, que entendeu à importância de parcerias.

Disse ainda, que foi através do Líder e de parcerias que nasceu o Consórcio Intermunicipal de Fronteira – CIF..

O empresário argentino Jorge Segundo Feldman, presidente do Comitê Territorial da MPEs da Fronteira, avalia que a integração começa a ultrapassar os limites de Barracão, Bom Jesus do Sul, Dionísio Cerqueira (SC) e Bernardo de Irigoyen (Argentina).

“Hoje, é uma fronteira com numerosos municípios e muito mais líderes trabalhando conjuntamente. Creio que é o início de uma segunda etapa entre os líderes, que têm feito um esforço e se vê frutos, pois trará benefícios à província, ao país e, principalmente, ao povo da Fronteira”, salienta Feldman.

O presidente do Comitê MPEs Fronteira acrescenta que as lideranças “vivem na região da Fronteira e sabem das necessidades de sua gente e buscam formas de encontrar soluções para melhorar e trazer benefícios para a comunidade”.

O programa

O Líder – Liderança para o Desenvolvimento Regional é uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a Sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a Empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

Veja Também
Saúde
Homens devem ter novo método contraceptivo até 2017
Geral
CNI-IBOPE: 35% aprovam e 27% reprovam governo Bolsonaro
Justiça
Herdeiro do grupo Odebrecht é condenado por lavagem de dinheiro
Polícia
Vereador de Ortigueira é assassinado junto com o pai em bairro da cidade
Polícia
Réus do caso Boate Kiss irão a júri popular
Educação
Maioria dos professores do ensino médio não têm formação específica, revela pesquisa