Previsão do tempo
23°
32°
Pancadas de Chuva a Tarde

Sindicato Produtores Rurais de

Sindicato Produtores Rurais

Canto Gaúcho

Osmar de Souza

Notícias
Geral
45% dos idosos deixam de consumir por dificuldade em obter crédito, diz SPC

Quase metade dos idosos com idade acima de 60 anos (45%) deixam de consumir algum produto ou serviço que desejam por dificuldade em contrair crédito, apontou pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgada nesta quinta-feira (27).

Entre os itens que essa faixa etária não compra por falta de crédito, os mais citados são a compra ou reforma de imóveis e materiais de construção (11,5%), tratamentos odontológicos (9,8%) e viagens (8,6%).

Segundo a pesquisa do SPC, 7,2% dos idosos também mencionaram carros e motos entre os produtos que deixam de consumir por este motivo, seguido de móveis (7,0%), eletrônicos e eletrodomésticos (4,1%).

As compras são planejadas com antecedência por 72% deles, enquanto mais da metade (55%) afirma ser a única pessoa que toma decisões de consumo. Quatro em cada 10 dizem que gastam menos com produtos básicos para a casa e mais com coisas que desejam, enquanto 18% revelam que comprar virou uma das atividades de lazer favoritas.

A pesquisa também concluiu que há um potencial de consumo ainda inexplorado entre a terceira idade, pois 36,6% dizem que há poucos produtos voltados entre esse público, enquanto 22,2% têm muita dificuldade em encontrar roupas, pois a grande maioria é para "muito velhinhos" ou muito jovens.

Seis em cada dez idosos (62,6%) consideram o preço ao escolherem o local de consumo, seguido da qualidade (43,0%), do atendimento (40,6%) e da confiança no estabelecimento (27,8%).

Ao tomar decisões de consumo, a maioria dos idosos tem autonomia, toma as próprias decisões e não costuma ceder às aquisições por impulso, concluiu o levantamento.

Veja Também
Polícia
Homem acusado de ameaçar mãe idosa é preso pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso
Polícia
Dano ao patrimônio público
Geral
Beneficiários do BPC de Barracão devem comparecer ao Departamento de Promoção Social ou CRAS para atualização de cadastro
Geral
Chaveiro e garçom ganham salário acima de R$ 14 mil na Câmara de SP
Economia
País perdeu 81.774 vagas formais no mês de janeiro
Geral
Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de SC visita o Extremo Oeste