Previsão do tempo
19°
26°
Pancadas de Chuva a Tarde

Trânsito Livre

Sandro Barcellos

Notícias
Geral
Horário de Verão que começará apenas em novembro poderá sofrer nova mudança

Desde 1985 o horário de verão é adotado no Brasil, e em 2018 não será diferente: ele começará à meia-noite do dia 4 de novembro, um domingo, e termina em 16 de fevereiro de 2019, o terceiro sábado do mês, como é tradicional. Serão pouco mais de três meses com o relógio adiantado em uma hora.

Diferente dos anos anteriores, o horário de verão não vai começar em outubro em 2018. Para quem não se lembra, ainda no ano passado, no dia 15 de dezembro, o presidente Michel Temer anunciou que, neste ano, o início do período se dará somente no primeiro fim de semana de novembro.

A mudança foi feita a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), porque o segundo turno das eleições está marcado para o dia 28 de outubro (domingo) e a apuração dos votos poderia ser prejudicada devido à diferença de horário entre os estados que têm horário de verão e os que não têm.

Com a mudança, o texto do Decreto n° 6.558/2008, que regulamenta o horário de verão em todo o país, teve que ser mexido. Agora, está escrito que: “Fica instituída a hora de verão a partir de zero hora do primeiro domingo do mês de novembro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional adiantada em sessenta minutos em relação a hora legal”.

Em 2017 o horário de verão começou em 15 de outubro e durou até 18 de fevereiro de 2018.

Contudo, O início do horário de verão este ano pode sofrer nova alteração.

É que dia 4 de novembro é a data do primeiro domingo de provas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Na avaliação do MEC, a mudança no horário pode gerar confusão, fazendo com que candidatos percam a hora do exame. Além do dia 4, os estudantes que prestam o Enem este ano fazem prova também no domingo seguinte, dia 11.

Ainda não há uma resposta do Palácio do Planalto a respeito do pedido do MEC.

Veja Também
Polícia
S.A.S - Rapaz tenta agredir mãe e irmão e acaba preso
Esportes
Rodada do Brasileirão define rebaixados e quem vai jogar a pré-Libertadores
Economia
Custo de vida dispara quase 11%, em 2015
Geral
Aposta de SP leva prêmio de R$ 40 milhões da Mega-Sena
Polícia
Papai Noel do Bombeiro faz a alegria das crianças de Barracão, Dionísio Cerqueira e Bom Jesus do Sul
Geral
Administração de Dionísio Cerqueira libera o valor de 15 mil reais para ajuda de custo do transporte universitário