Previsão do tempo
19°
24°
Parcialmente Nublado

Brasil de Sul a Norte

Doalcei Alves

Bom dia Fronteira

Jeferson Rodrigues

Notícias
Geral
NASF de Barracão desenvolve atividades de saúde e prevenção com idosos do município

Para manter a qualidade de vida e saúde de um idoso, é necessário que a família tenha atenção a muitos aspectos. É importante observar sua alimentação, a atividade física, o controle de medicamentos, a segurança, visitas ao médico e também a vida social através de visitas e encontros da terceira idade.

Foi pensando nestas questões, que o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Barracão, está trabalhando no cuidado da saúde dos idosos.

No último mês, o Setembro Amarelo, que é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade. Desde 2015 o mês busca a conscientização e a prevenção do suicídio.

De acordo com a Enfermeira do NASF, Pricila Bertagnolli – a questão do suicídio é um problema de saúde mundial. Conforme ela, este assunto ainda é tratado como um tabu e na maioria das vezes falta orientação.

“No Brasil os números são alarmantes, temos 32 casos de suicídio por dia. Em média, a cada 45 minutos uma pessoa perde à vida no país. E o mais preocupante, de cada 10 homicídios, 9 poderiam ser evitados com o diálogo, trabalho preventivo ou escuta terapêutica. Foi a partir destes números expressivos que foi criado o CVV – Centro de Valorização da Vida”.

O suicídio é a segunda maior causa de mortes entre os jovens de 15 a 29 e que atinge também a população acima dos 70 anos, especialmente homens. A enfermeira explica:

“Nos preocupa especialmente àquelas pessoas que vivem sozinhas, os viúvos, separados, ou até mesmo aqueles que não tem o convívio diário com outras pessoas ou que foram abandonados, fazendo com que se sintam um incômodo ou problema pra família. Fatos estes, que poderiam ser evitados com o diálogo”.

Conforme à profissional, o suicídio evolui a partir de quadros de depressão, que por vezes são originados pela ansiedade, onde a pessoa não consegue lidar com os pequenos problemas do dia a dia e não encontra um ombro amigo.

 

Veja Também
Geral
De cada três brasileiros, apenas um consegue guardar dinheiro
Geral
Tribunal Superior Eleitoral aprova novas regras para as eleições de outubro
Polícia
Irmãos se desentendem por partilha de bens em DC
Geral
Três em cada 10 usuários de cartão de crédito não pagam valor integral da fatura
Geral
OAB encerra nesta segunda prazo de inscrição para o IX Exame de Ordem
Educação
Prazo para matrículas de aprovados no Sisu 2016 termina nesta terça-feira