Previsão do tempo
17°
30°
Parcialmente Nublado

Chimarreando com a Fronteira

Loreno da Silva

Som Brasil

Loivo Miguel

Notícias
Política
Nova eleição para prefeito em Criciúma e Balneário Rincão será em 3 de março de 2013

 

O presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC), desembargador Eládio Tonet Rocha, confirmou no início da tarde de ontem que os municípios de Criciúma e Balneário Rincão terão eleições suplementares para prefeito em 3 de março de 2013. A medida, garante um período mínimo de 50 dias para que o tribunal se organize e os partidos que pretendem entrar na disputa façam suas campanhas. Nas duas cidades do Sul do Estado, os candidatos mais votados, Clésio Salvaro (PSDB) em Criciúma e Décio Góes (PT) em Rincão,  foram barrados pela Lei da Ficha Limpa. Ambos já recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve as respectivas condenações e determinou a realização de nova eleição nos dois municípios, — a lei estipula: há eleições suplementares em casos onde o candidato impugnado pela Ficha Limpa tenha conquistado mais de 50% dos votos válidos.

Clésio obteve 76,4% dos votos válidos. Décio, 50,3%. O desembargador alega que não há tempo hábil para realizar um novo pleito nos dois municípios ainda neste ano. O presidente não quis se manifestar sobre uma eventual reversão das decisões pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Além de Criciúma e Balneário Rincão, outros cinco municípios podem ter nova eleição para prefeito. Em todas as sete, quem assume o comando da cidade no dia 1º de janeiro de 2013 será o presidente da Câmara de Vereadores.

Veja Também
Saúde
Hábito de coçar os olhos pode agravar problemas na visão
Geral
Palestra no Legislativo explicará sobre o Projeto do Vereador Mirim
Polícia
Quatro pessoas morrem em colisão frontal de carro e caminhão
Justiça
40% dos presos do Brasil não foram julgados, aponta relatório
Geral
Agências bancárias ficarão fechadas nesta sexta
Polícia
PRF reprime exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país