Previsão do tempo
17°
25°
Predomínio de Sol

Musical

Notícias
Geral
Arábia Saudita barra importação de frango de 5 frigoríficos brasileiros, diz associação

A Arábia Saudita, maior comprador de frango do Brasil, barrou a importação de 5 frigoríficos do país, afirma a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo a entidade, o governo foi comunicado da medida na última segunda-feira (21), mas não foi detalhado o motivo da suspensão. Em comunicado divulgado na tarde desta terça (22), a associação afirmou que ela foi causada por "critérios técnicos". A ABPA informou ainda que "planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações."

 

Ainda de acordo com a associação, entre os frigoríficos com exportações barradas estão um da JBS e um da BRF, que atuam fortemente no setor. O presidente da ABPA, Francisco Turra, disse que ainda não tinha a lista completa das unidades suspensas porque não tinha recebido o comunicado dos países árabes.

 

Por conta disso, ele afirmou que também não é possível mensurar o impacto da suspensão na exportação de frango para a região. "Pode ser que eles passem a comprar mais de outros frigoríficos", disse.

 

Segundo a ABPA, de 58 frigoríficos habilitados, 33 frigoríficos não têm permissão para exportar para aquela região, incluindo os 5 suspensos na segunda. "Nem todos [os habilitados] estavam exportando para lá", observou Turra.

 

O presidente da associação afirmou ainda que, no mesmo comunicado enviado ao governo, a Arábia Saudita deixa aberta a possibilidade de que frigoríficos não-habilitados peçam esse aval às autoridades brasileiras.

 

No ano passado, o Brasil enviou para a Arábia Saudita 486,4 mil toneladas de carne de frango, o equivalente a 12,1% do total embarcado.


 

Veja Também
Polícia
Homem fica gravemente ferido em capotamento no acesso a Bom Jesus do Sul
Saúde
Ministério da Saúde recomenda que alérgicos a lactose não tomem vacina contra sarampo fabricada na Índia
Polícia
Capotamento de veículo na área central de DC
Saúde
Hospital Regional do Oeste adota novo sistema de atendimento
Geral
ONU revela avanços na luta contra o HIV no mundo
Geral
CASAN deve cessar poluição causada por ETE ineficiente em Dionísio Cerqueira