Previsão do tempo
20°
28°
Variação de Nebulosidade

Musical

Notícias
Geral
Arábia Saudita barra importação de frango de 5 frigoríficos brasileiros, diz associação

A Arábia Saudita, maior comprador de frango do Brasil, barrou a importação de 5 frigoríficos do país, afirma a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo a entidade, o governo foi comunicado da medida na última segunda-feira (21), mas não foi detalhado o motivo da suspensão. Em comunicado divulgado na tarde desta terça (22), a associação afirmou que ela foi causada por "critérios técnicos". A ABPA informou ainda que "planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações."

 

Ainda de acordo com a associação, entre os frigoríficos com exportações barradas estão um da JBS e um da BRF, que atuam fortemente no setor. O presidente da ABPA, Francisco Turra, disse que ainda não tinha a lista completa das unidades suspensas porque não tinha recebido o comunicado dos países árabes.

 

Por conta disso, ele afirmou que também não é possível mensurar o impacto da suspensão na exportação de frango para a região. "Pode ser que eles passem a comprar mais de outros frigoríficos", disse.

 

Segundo a ABPA, de 58 frigoríficos habilitados, 33 frigoríficos não têm permissão para exportar para aquela região, incluindo os 5 suspensos na segunda. "Nem todos [os habilitados] estavam exportando para lá", observou Turra.

 

O presidente da associação afirmou ainda que, no mesmo comunicado enviado ao governo, a Arábia Saudita deixa aberta a possibilidade de que frigoríficos não-habilitados peçam esse aval às autoridades brasileiras.

 

No ano passado, o Brasil enviou para a Arábia Saudita 486,4 mil toneladas de carne de frango, o equivalente a 12,1% do total embarcado.


 

Veja Também
Geral
Greve em bancos faz vencedor da Mega-Sena 'perder' R$ 11,5 mil por dia
Economia
Guaraná e açaí têm impostos reduzidos pelo governo
Cultura
Vale cultura poderá ser usado para pagar TV a cabo
Esportes
Estudo internacional coloca Neymar como o jogador mais valioso do mundo
Geral
Prazo para declarar o IR 2015 termina à meia-noite
Polícia
Operação policial captura 303 pessoas no Paraná