Previsão do tempo
19°
23°
Pancadas de Chuva a Tarde
Notícias
Geral
Arábia Saudita barra importação de frango de 5 frigoríficos brasileiros, diz associação

A Arábia Saudita, maior comprador de frango do Brasil, barrou a importação de 5 frigoríficos do país, afirma a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo a entidade, o governo foi comunicado da medida na última segunda-feira (21), mas não foi detalhado o motivo da suspensão. Em comunicado divulgado na tarde desta terça (22), a associação afirmou que ela foi causada por "critérios técnicos". A ABPA informou ainda que "planos de ação corretiva estão em implementação para a retomada das autorizações."

 

Ainda de acordo com a associação, entre os frigoríficos com exportações barradas estão um da JBS e um da BRF, que atuam fortemente no setor. O presidente da ABPA, Francisco Turra, disse que ainda não tinha a lista completa das unidades suspensas porque não tinha recebido o comunicado dos países árabes.

 

Por conta disso, ele afirmou que também não é possível mensurar o impacto da suspensão na exportação de frango para a região. "Pode ser que eles passem a comprar mais de outros frigoríficos", disse.

 

Segundo a ABPA, de 58 frigoríficos habilitados, 33 frigoríficos não têm permissão para exportar para aquela região, incluindo os 5 suspensos na segunda. "Nem todos [os habilitados] estavam exportando para lá", observou Turra.

 

O presidente da associação afirmou ainda que, no mesmo comunicado enviado ao governo, a Arábia Saudita deixa aberta a possibilidade de que frigoríficos não-habilitados peçam esse aval às autoridades brasileiras.

 

No ano passado, o Brasil enviou para a Arábia Saudita 486,4 mil toneladas de carne de frango, o equivalente a 12,1% do total embarcado.


 

Veja Também
Saúde
Barracão registra índice altíssimo de 6.5 de infestação do mosquito transmissor da dengue.
Polícia
Acidente de trânsito na Washington Luiz
Geral
Governo deve anunciar liberação de saques do FGTS, e previsão é injetar R$ 30 bi na economia
Esportes
Municípios da Regional de Dionísio participam do estadual do JESC
Geral
Decisão do TJPR, condena município à devolver taxa de incêndio paga nos últimos cinco anos à um contribuinte
Geral
Fotos: Desfile de Sete de Setembro nas cidades gêmeas