Previsão do tempo
18°
26°
Parcialmente Nublado

Musical

Notícias
Saúde
Campanha Fila Zero quer prioridade para tratamento e prevenção de câncer

Sociedade Brasileira de Cancerologia quer mais atenção do governo nas ações de prevenção e tratamento de câncer.

A Campanha Fila Zero marcou o Dia Mundial do Câncer, na segunda-feira, como um alerta às autoridades da Saúde e parlamentares para a criação de políticas mais ostensivas no controle da doença.

Para Ricardo Antunes, presidente da SBC, o país tem de rever os investimentos e gerenciamento de recursos para evitar falhas e o atendimento tardio.

Antunes alerta que 60 POR CENTO dos pacientes chegam ao Sistema Único de Saúde com a doença nos estágios 3 e 4, já com mais sofrimento e risco de morte.

Além de salvar vidas, o diagnóstico precoce traz economia, já que pacientes em estágio avançado custam 19 vezes mais aos cofres públicos, alerta Antunes.

No documento encaminhado ao Ministério da Saúde, aos deputados federais e senadores, a SBC pede que o câncer seja tratado como questão de saúde pública.

Dados da Organização Mundial de Saúde apontam que, a cada ano, são 14 milhões de novos casos, e a segunda causa de mortes.

O Brasil ainda registra tipos de cânceres já extintos em países desenvolvidos, como o de colo de útero, que segundo especialistas, está associado às condições sócio-econômicas da população.

Veja Também
Polícia
Polícia alerta sobre novo golpe da MARMITA na Tri-Fronteira
Polícia
Acidente na BR 163 em Guarujá do Sul
Polícia
Criança escreve carta ao Papai Noel pedindo que a mãe pare de traficar
Itália autoriza extradição de Pizzolato para o dia 15, diz Ministério da Justiça
Geral
Sistema Único de Saúde é prioridade recuperação da qualidade de vida no Brasil, considera ex-ministro Meirelles
Geral
Governo estuda hipoteca reversa para idoso obter renda