Previsão do tempo
20°
Parcialmente Nublado

Chimarreando com a Fronteira

Loreno da Silva

Som Brasil

Laudinor Dalvani

Notícias
Geral
17,3% dos catarinenses começaram o ano com contas em atraso, aponta Fecomércio-SC

A situação financeira dos catarinenses está melhor no começo deste ano. Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) referente a janeiro de 2019, levantados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), mostram que 17,3% das famílias do Estado possuem contas em atraso, ou seja, estavam inadimplentes.

O resultado é menor que o registrado em janeiro de 2018, quando 19,7% dos entrevistados afirmaram ter débitos pendentes. Se comparado com o total visto em dezembro (18,1%), também houve melhora. O cartão de crédito segue sendo o vilão das dívidas. Em janeiro deste ano, 64,9% das dívidas eram nesta modalidade.

A federação analisa que os níveis de inadimplência observados em janeiro são considerados estáveis e condizentes com a situação econômica atual. Além disso, os resultados não apresentam riscos elevados, já que o tempo médio com dívidas em atraso está moderado (média de 70,1 dias em janeiro, contra os 71,4 registrados em dezembro).

A pesquisa ainda mostra que, ao todo, 52,6% dos consumidores do Estado estão endividados ou seja, tem alguma conta para pagar, mas não estão inadimplentes. Estima-se que deste total 10% não tenha condições de quitar os débitos. A parcela da renda comprometida com dívidas também se manteve estável, fechando em 28,9%. Por fim, o indicador tempo de comprometimento com dívidas caiu de 9,2 meses para 9 meses, nível considerado alto.

Entre as cinco cidades pesquisadas, Florianópolis é o município com o maior percentual de famílias endividadas (75,1%). Em seguida aparece Chapecó (48,4%) e Itajaí (45,8%). Em relação ao percentual de famílias com contas em atraso, Itajaí (23,2%) e Florianópolis (21,9%) lideram. Já Blumenau apresenta o menor percentual de inadimplentes (10,8%).

Veja Também
Geral
- Prefeitura de São João do Oeste abre concurso para 25 vagas
Geral
Sistema para bloquear celulares piratas entra em fase de testes
Saúde
Vacina contra gripe também protege crianças de infecções mais graves
Polícia
Homem é preso na Lei Maria da Penha acusado de agredir a esposa, em São Miguel do Oeste
Geral
Aposentados e pensionistas do INSS já podem consultar valor da 1ª parcela do 13º, que cai junto com o pagamento de agosto
Polícia
Jovem fica ferida após colidir em árvore