Previsão do tempo
20°
Parcialmente Nublado

Chimarreando com a Fronteira

Loreno da Silva

Som Brasil

Laudinor Dalvani

Notícias
Geral
Santa Catarina espera safra de 1,1 milhão de toneladas de arroz em 2019

Segundo maior produtor nacional de arroz, Santa Catarina espera uma safra de 1,1 milhão de toneladas em 143 mil hectares plantados. No entanto, a expectativa é que a produção seja 2,2% menor em relação à safra 2017/18 — embora tenha sido bem acima da média histórica.

A abertura oficial da colheita de arroz ocorreu nesta terça-feira, dia 6, durante o Campo Agro Acelerador da Cooperja, em Jacinto Machado. O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa, e a presidente da Epagri, Edilene Steinwandter, participaram do evento.

O grão se tornou ainda um importante item da pauta de exportações de Santa Catarina. No último ano, o estado embarcou 83,9 mil toneladas de arroz e derivados. O volume equivale a US$ 24,7 milhões. Os principais mercados para o arroz catarinense são Venezuela, África do Sul e Trinidad e Tobago.

A Epagri lançou ainda seu primeiro cultivar voltado para o mercado de arroz branco. O SCS124 Sardo tem uma produtividade média de 8,7 toneladas por hectare, ciclo médio, bom aspecto na prateleira, bom desempenho na panela e ótimo sabor.

Esse é o 32º cultivar de arroz irrigado desenvolvido e lançado pela Epagri e o 24º desenvolvido para Santa Catarina. O lançamento é resultado de 14 de anos de trabalho, iniciados com os primeiros cruzamentos na safra 2005/06.

Veja Também
Polícia
Falta de habilitação lidera ranking de notificações em DC
Política
PF afirma que esquema de Dirceu movimentou R$ 59 mi em propinas
Polícia
Caminhão de combustíveis tomba e interdita pista no Oeste Catarinense
Polícia
Quase 40 mortos no trânsito gaúcho
Geral
Proibida a venda de lote de açúcar com fezes e pelo de rato
Polícia
Suspeito pelo assassinato de agricultor em São José do Cedro continua foragido