Previsão do tempo
18°
26°
Parcialmente Nublado

Musical

Notícias
Geral
Imposto de Renda 2019: o que acontece se o contribuinte deixa de apresentar a declaração no prazo?

Faltando 15 dias para encerrar o prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019, mais da metade dos contribuintes ainda não a entregaram. A Receita Federal alerta que quem, estando obrigado, não apresenta sua declaração no período estipulado fica sujeito a multa e a restrição no CPF. O prazo termina às 23h59m59s de 30 de abril.

Até o dia 11 de abril, a Receita havia recebido cerca de 12,2 milhões de declarações, o que corresponde a 40% do total esperado pelo órgão, que é de 30,5 milhões.

A multa por atraso na entrega da declaração é aplicada tanto para quem tem imposto a pagar quanto para quem tem restituição a receber. Para quem tem imposto a pagar, a multa é de 1% ao mês (ou fração de atraso) sobre o valor do imposto a pagar, limitada a 20% do imposto devido. Já para quem não tem imposto a pagar, o valor da multa corresponde ao mínimo exigido, que é de R$ 165,74.

Quem tem imposto a restituir e não quitar a pendência no período de a multa automaticamente deduzida do valor da restituição.

Veja Também
Polícia
Polícia identifica envolvidos no crime que vitimou agricultor de Guaraciaba
Polícia
Masculino acusado de envolvimento com menor tem que se explicar à Polícia
Geral
Agrotóxicos estão presentes na água de mais de mil cidades brasileiras
Polícia
MP denuncia delegado pela morte da ex e pede prisão
Polícia
Funcionário público morre vítima de acidente no interior São Lourenço do Oeste
Polícia
Mulher brutalmente espancada em Barracão