Previsão do tempo
18°
26°
Chuva

Manhã da Fronteira

Sandro Barcelos

Super Manhã 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
Enem 2012 será aplicado nesta terça e quarta-feira nas unidades prisionais
O resultado individual do Enem será divulgado no dia 28 de dezembro

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica nesta terça (4) e quarta-feira (5) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os detentos, jovens que cumprem medidas socioeducativas, e candidatos que tiveram problemas e não puderam concluir a prova realizada em novembro. No total, há 23.665 inscritos, segundo o Inep. O exame vai ser aplicado em 27 unidades prisionais.

As provas seguem o mesmo modelo da aplicada nos dias 3 e 4 novembro para mais de 4,7 milhões de candidatos. Nesta terça, os candidatos terão de responder 45 questões de ciências humanas e 45 de ciências da natureza em 4h30 de prova. Na quarta, será a vez das 45 questões de linguagens e códigos e mais 45 questões de matématica, além da redação, com 5h30 de duração. O tema da redação no Enem aplicado em novembro foi 'Movimento Imigratório para o Brasil no Século 21'

Entre os inscritos para a prova está Pâmela de Oliveira Lescano, de 18 anos, de Sidrolândia (MS) que deu à luz no banheiro da escola minutos antes do início das provas do segundo dia do Enem. Ela terá nova chance de prestar o exame (veja vídeo ao lado).

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são calculadas a partir da teoria de resposta ao item (TRI). O cálculo final não soma a quantidade de respostas certas, mas a "qualidade" destas respostas. Assim, um candidato que acertar 40 questões não necessariamente terá uma nota final maior de outro que acertar 35.

A partir desta edição haverá uma mudança na correção da redação que passará a ser examinada por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Caso haja diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto será avaliado por um terceiro corretor. Em anos anteriores, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos.

O resultado individual do Enem será divulgado no dia 28 de dezembro.

Veja Também
Polícia
Após desentendimento adolescente é agredida pelo namorado da amiga
Geral
Vereador Dieyson Bugança fala sobre polêmica de carro da Câmara de Vereadores de Barracão
Polícia
Jovem é preso por agredir a própria irmã em Dionísio Cerqueira
Política
Mais de 330 mil brasileiros que vivem no exterior poderão votar nas eleições deste ano
Geral
Florianópolis tem 47 casas noturnas irregulares em relação ao alvará, diz Corpo de Bombeiros
Tecnologia
Facebook e Instagram passam a sinalizar notícias falsas em posts e stories