Previsão do tempo
19°
23°
Pancadas de Chuva a Tarde
Notícias
Geral
Beneficiários assistenciais em alerta! Bolsonaro afirma que terá de suspender pagamento, caso Congresso não aprovar crédito extra

O presidente Jair Bolsonaro afirmou no sábado (8) que terá de suspender, a partir do dia 25 de junho, o pagamento de benefícios a idosos e pessoas com deficiência caso o Congresso não aprove o projeto que libera crédito extra de R$ 248,9 bilhões ao governo.

Bolsonaro fez a afirmação em uma rede social e acrescentou que, se a proposta não for aprovada pelos parlamentares, outros programas podem ficar sem recursos nos próximos meses. Ele citou o Bolsa Família, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Plano Safra.

O presidente, contudo, disse acreditar que o Congresso aprovará o projeto. Uma sessão conjunta, com deputados e senadores, está convocada para a próxima terça-feira (11). Os parlamentares precisam analisar cinco vetos presidenciais antes da votação da proposta que libera crédito.

"Acredito na costumeira responsabilidade e patriotismo dos deputados e senadores na aprovação urgente da matéria", afirmou Bolsonaro.

Em uma breve entrevista a jornalistas neste sábado, o presidente comentou o assunto. Em frente ao Palácio da Alvorada, ao ser questionado sobre a proposta, Bolsonaro disse: "Tem que aprovar [o crédito extra]. Não por mim, pelos que necessitam".

A medida é prioritária para o governo federal porque tem o objetivo de evitar o descumprimento da chamada “regra de ouro”, mecanismo que impede que o Executivo contraia dívidas para pagar despesas correntes, como salários e benefícios sociais.

Antes de poder ser analisada pelo plenário do Congresso, a proposta precisa ser analisada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). Na semana passada, os integrantes do colegiado tentaram votar o projeto, mas não houve acordo.


 

Veja Também
Polícia
PM cerqueirense apreende adolescente por tráfico de drogas e contrabando
Política
Vice Prefeito de Dionísio Cerqueira, Flávio Berté PSDB, fala sobre eleições
Geral
Fenômeno El Niño não deve interferir no clima nos próximos meses
Geral
Plenário aprova proposta que destina crédito a juro zero a atingidos pelas chuvas
Geral
Prefeito Zelírio de Santo Antônio do Sudoeste convida a população da região para reunião sobre a ampliação das obras da BR-163 no Sudoeste do Paraná
Geral
Durante encontro da FACISC, lideranças da Tri Fronteira apresentam documento sugerindo melhorias na BR 163