Previsão do tempo
20°
32°
Nublado e Pancadas de Chuva
Notícias
Geral
Copel alerta que chuveiro responde por 25% da conta de luz

Para muitas famílias, a queda nas temperaturas significa cuidado com a conta de luz: uso mais prolongado do chuveiro e de aquecedores elétricos pode impactar nos valores do fim do mês. O aquecimento da água é uma das principais finalidades do consumo de energia nas residências, respondendo em média por 25% do valor da conta – atrás apenas da geladeira e do freezer que, juntos, ficam com quase um terço de toda a energia consumida no ambiente doméstico.

O gerente de procedimentos comerciais da Copel, Jair Airton Pozzebon, dá algumas dicas para quem quer evitar surpresas no fim do mês. Ele destaca que os cuidados com o consumo consciente já começam na compra do equipamento.

“É muito importante o consumidor observar não só o modelo do chuveiro, mas sua potência em watts. É isso que determinará o consumo do aparelho quando estiver em uso”, alerta. A informação é indicada nas embalagens e também na etiqueta concedida pelo Inmetro.

Na instalação do chuveiro, ele explica que é fundamental fazer corretamente as conexões, utilizando sempre materiais adequados.

“Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado são sinais de problema, e precisam ser corrigidos imediatamente”, afirma. Por razões de segurança, qualquer reparo só deve ser realizado com o disjuntor desligado.

Outra medida que pode ajudar no uso eficiente da energia é ajustar a temperatura do chuveiro. Neste sentido, os aparelhos com mais opções de ajustes, ou multi-temperatura, possibilitam um controle mais preciso da quantidade de energia necessária para aquecer corretamente a água do banho.

Um cálculo bastante simples permite conhecer a participação do chuveiro no consumo residencial. Um banho de 15 minutos, com um chuveiro de 5.500 watts, resulta em um consumo de 41 kWh (quilowatts-hora) no fim do mês. Isto equivale a um quarto do consumo médio dos domicílios paranaenses, de 163 KWh.

Veja Também
Educação
MPF-CE pede suspensão da redação do Enem por suspeita de vazamento
Saúde
Vacina contra gripe também protege crianças de infecções mais graves
Economia
Presidente Dilma defende reajuste de 4,5% da tabela do Imposto de Renda
Economia
Brasileiros já pagaram R$ 300 bilhões em impostos neste ano
Polícia
Residência é furtada no Bairro Nossa Senhora de Fátima em Barracão
Geral
Licitação do segundo lote de retomada das obras na BR-163 terá julgamento de propostas no dia 12