Previsão do tempo
16°

Brasil de Sul a Norte

Doalcei Alves

Notícias
Tecnologia
Netflix pode cancelar contas de pessoas que compartilham senha
Segundo pesquisa, 35% compartilham senhas com amigos, o que causa um rombo de cerca de US$ 155 milhões

A Netflix admitiu que monitora contas que têm senhas possivelmente compartilhadas com pessoas que não moram na mesma casa. Em uma entrevista para investidores realizada semana passada, o diretor de produtos Greg Peters disse que não há planos para divulgar no momento, mas garantiu que a empresa está “monitorando [usuários que compartilham o login], analisando a situação e vendo maneiras amigáveis ao consumidor para aparar as arestas do problema”.

Segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Magid, cerca de 9% dos usuários dividem a conta com amigos e familiares. Além disso, o índice de compartilhamento de senhas aumenta entre os usuários mais jovens. A Netflix permite a criação de diferentes perfis em uma mesma conta contanto que todos morem na mesma casa.

O uso de um mesmo login múltiplas vezes é visto como um entrave para o crescimento da base de assinantes da plataforma. Um levantamento da empresa de pesquisa de mercado Magid indica que 9% dos usuários compartilham a conta com amigos e familiares.

Além disso, 35% dos usuários da geração millennial divulgam sua senha para amigos usarem o serviço sem assiná-lo devidamente. O número é menor conforme aumenta a idade do dono da conta.

A estimativa é que o compartilhamento de login seja equivalente a US$ 155 milhões em valor de assinatura. A dificuldade de combater o problema está na forma de diferenciar quando um novo login é realizado pelo dono da conta em um dispositivo ou localidade diferente ou quando é feito por um amigo que pegou a senha emprestada. A empresa investiga, portanto, uma maneira de rastrear contas fraudulentas sem interferir no uso legítimo da assinatura.

Atualmente, a Netflix permite criar vários perfis em uma mesma conta, desde que eles sejam usados por pessoas que residam no mesmo lugar.

Veja Também
Economia
Caem as vendas de automóveis no país
Agricultura
Agrotóxicos proibidos em diversos países estão em uso no Brasil
Geral
China quer ampliar o uso do etanol até 2020
Geral
Candidatos devem regularizar situação eleitoral até 6 de maio
Geral
Barco vira e jovem desaparece no rio Uruguai
Geral
Remédios genéricos vão chegar à medicina veterinária