Barracão - PF investiga crime de descaminho com movimentação de 18 milhões
Os investigados movimentaram valores superiores a R$ 18.000.000,00 num período de seis anos, montante que, direta ou indiretamente, pode estar relacionado à prática criminosa.
25 de agosto de 2020
A- A A+

Na manhã desta terça-feira (25/08/2020), a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal nos autos de inquérito policial que investiga a prática de crimes de descaminho na fronteira oeste.

No curso da investigação apurou-se que os envolvidos possuem estabelecimento comercial na Argentina, havendo indícios de que realizam a venda de diversos produtos oriundos daquele país no Brasil, principalmente vinhos e cosméticos, porém, sem a regular introdução das mercadorias em nosso país. Além disso, há suspeitas de que os pagamentos desses produtos ocorreriam através de remessas clandestinas de valores ao país vizinho, o que pode configurar crime de evasão de divisas.

Verificou-se, ainda, que os investigados movimentaram valores superiores a R$ 18.000.000,00 (dezoito milhões de reais) num período de seis anos, montante que, direta ou indiretamente, pode estar relacionado à prática criminosa.

Após o cumprimento das medidas de busca e apreensão, cujos endereços se localizam em Barracão/PR, a investigação prosseguirá com o objetivo de se identificar mais elementos de prova da atividade ilícita e de eventual conversão do proveito do crime em patrimônio aparentemente lícito dos investigados, o que pode configurar o crime de lavagem de dinheiro.

Os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de descaminho (art. 334 do Código Penal), evasão de divisas (art. 22 da Lei nº 7.492/86) e lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei nº 9.613/98).

Fonte: Redação com informações da PM
Fotos
Comentários