Previsão do tempo
16°
Notícias
Geral
Catarinenses têm maior expectativa de vida do país
População de Santa Catarina vive em média quase 80 anos

Em nenhum Estado do Brasil se vive por tanto tempo quanto em Santa Catarina. Segundo a nova edição da Tábua de Mortalidade do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada nesta quinta-feira, dia 28, Santa Catarina tem a maior expectativa de vida do Brasil: 79,7 anos em média. São pelo menos três anos a mais que a média do brasileiro de forma geral, que subiu para 76,3 anos, no ano passado era de 76.

O estado catarinense lidera o índice da longevidade também na divisão entre homens e mulheres. Elas vivem em média 83 anos no Estado, enquanto eles 76,4 anos, os dois números são os maiores do país. A menor expectativa de vida no Brasil é no Maranhão, com a média de 71,1 anos.

Conforme o IBGE, a grande diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres se deve pela maior mortalidade dos homens por causas externas, como homicídios e acidentes de trânsito. Entre os jovens, 15 a 29 anos, a mortalidade masculina é o triplo da feminina, segundo a pesquisa.

Outro ponto levantado e que destaca Santa Catarina é a expectativa de vida da população mais velha. A pessoa que chegar aos 65 anos no estado deve alcançar, na média, pelo menos os 85 anos de vida.

Segundo lugar na mortalidade infantil

O IBGE levantou também os dados de mortalidade infantil no Brasil. O Estado com a menor taxa é o Espírito Santo, com 8,1 mortes a cada mil nascidos vivos. Santa Catarina fica em segundo, empatado com o Paraná, com a taxa de 8,6 óbitos para cada mil nascidos. Números bem melhores que a média brasileira, com taxa de 12,4, mas ainda alta se comparada a países desenvolvidos como Japão e Finlândia, que tem mortalidade infantil abaixo de 2.

Veja Também
Polícia
Perseguição policial com prisão e apreensão de drogas e arma de fogo em SMOeste
Polícia
PM e Bombeiros salvam criança que se engasgou com leite materno
Ministério da Saúde muda protocolo e libera cloroquina em casos leves de Covid-19
Geral
Gravar filmes dentro do cinema poderá dar cadeia
Geral
Corpo de Bombeiros abre inscrições
Geral
Ainda, sobre uma possível mudança do sistema previdenciário do município