Rota 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
Deputado Vermelho destaca apoio para a Estrada do Colono; votação poderá ser no 1º semestre

A reabertura da Estrada do Colono foi uma das bandeiras defendidas pelo então candidato a deputado federal Nelsi Maria Vermelho (PSD) durante a campanha eleitoral de 2018.

Ele assumiu em 1º de fevereiro de 2019 e já no dia 20 protocolou o projeto de lei 984/2019 criando a categoria de unidade de conservação estrada-parque.

Na comissão de Viação e Obras, passou; agora está na do Meio Ambiente.

O deputado argumenta que o projeto “vai muito além da resolução de um problema de logística no Estado do Paraná, uma vez que corrige essa injustiça histórica, que foi o fechamento, nos anos 80, e atende ao clamor social de décadas do povo paranaense, resgatando a história e as relações socioeconômicas, ambientais e turísticas da região”.

Na época, Vermelho era prefeito de Salto do Lontra (1983-88). “Sentimos o baque que foi o fechamento”, recorda. Vermelho frisou que o fechamento da estrada prejudicou milhares de famílias que se viram isoladas, longe dos filhos, irmãos, pais e amigos de longa data que vivem do outro lado do parque. “O fechamento da estrada cortou sobremaneira esse convívio social; a reabertura dessa estrada também contribuirá com a preservação da fauna e da flora, uma vez que um meio ambiente equilibrado serve a todos”, declarou.

Politicamente, o deputado está articulando. Tem o apoio, sublinhado nesta semana em Cascavel, do governador Ratinho Júnior (PSD) e do presidente Jair Bolsonaro — que viajou junto com o parlamentar em abril passado, de Brasília, para o evento que teria em Capanema, na inauguração da Usina do Baixo Iguaçu (o tempo impediu o deslocamento de Cascavel a Capanema). “São apoios importantes, que indicam que a causa tem apelo político e é importante para o Paraná”, disse Vermelho. Ele lembra também que já conversou com o presidente da Câmara, Rodrio Maia (DEM), e que, asssim que o projeto chegar para o plenário, vai à votação.

 

Veja Também
Esportes
Dunga convoca Seleção Brasileira para a Copa América
Polícia
Mais um acidente em rótula no trânsito de DC
Economia
Prazo para parcelar IPVA de veículos com placa final 1 termina no dia 12
Geral
ADRs devem ser desativadas até 30 de abril. Municípios catarinenses ainda não sabem como será a nova forma de atendimento
Polícia
Moto com documentação atrasada é notificada em Barracão
Polícia
Sargento da reserva é morto com tiro na cabeça em Laranjeiras do Sul