Previsão do tempo
19°
Parcialmente Nublado

Nossa Terra Nossa Gente

Doalcei Alves

Trânsito Livre

Sandro Barcellos

Notícias
Geral
Receita abre nesta terça consulta a lotes residuais do IR de 2008 a 2012

 

A Secretaria da Receita Federal informou que serão abertas hoje, a partir das 9h, as consultas ao lote multiexercício do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (exercícios 2012, 2011, 2010, 2009 e 2008). O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina do Leão, mas que regularizaram sua situação fiscal.

Assim que abertas, as consultas poderão ser feitas pelo site da Receita Federal, ou pelo telefone 146. O órgão lembrou que o contribuinte também pode fazer a consulta por meio de aplicativo para tablets e smarthphones - que facilita consulta a declarações de IR e situação cadastral no CPF. De acordo com o Fisco, as restituições deste lote serão pagas no dia 15 de janeiro de 2013 para um total de 107.094 contribuintes, totalizando R$ 198 milhões.

Para o exercício de 2012, serão creditadas restituições para um total de 79.484 contribuintes, totalizando R$ 144,4 milhões, já acrescidos da taxa selic de 6%. A Receita Federal confirmou recentemente que o processo de autorregularização, pelo qual os contribuintes podem saber se há inconsistências em seu Imposto de Renda nos últimos anos, ainda segue valendo.

Em posse das informações, os contribuintes podem fazer as correções necessárias em seu IR, por meio de uma declaração retificadora, e sair da malha fina. Para saber se há problemas em suas declarações do IR dos últimos anos, o contribuinte pode entrar no "extrato" da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2012, disponível no portal e-CAC da Receita Federal. Para acessar o extrato do IR é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

 

Veja Também
Polícia
Vítima reconhece objeto furtado e aciona a PM em Barracão
Geral
Dionísio Cerqueira tem novo secretário de obras
Polícia
Índice de mortes por acidentes de carro no Brasil é 4 vezes o dos EUA
Polícia
Em Barracão, mulher é morta e tem corpo queimado
Geral
Aneel adia o reajuste na conta de luz
Geral
Mais de metade das pessoas idosas quer continuar no mercado de trabalho