Ameosc divulga balanço parcial do movimento econômico de 2020
A divulgação feita é parcial e pode sofrer alterações, sendo que os dados concretos serão informados em dezembro.
Por: Alisson Júnior
07 de junho de 2021
A- A A+

Na quarta-feira (02), a secretaria de Estado da Fazenda publicou uma portaria com o índice de participação dos municípios, o IPM, juntamente com o valor adicionado, que é o movimento econômico dos municípios provisórios referente a 2020.

O diretor do Departamento do Movimento Econômico da Ameosc, Jacson Sonaglio, comentou que o movimento econômico corresponde às vendas do comércio, produção agropecuária, consumo de energia elétrica e dos serviços de telecomunicações. Os valores são apurados juntamente com os municípios.

A divulgação feita é parcial e pode sofrer alterações, sendo que os dados concretos serão informados em dezembro.

Sonaglio salientou que o IPM é um índice calculado para fazer um rateio do ICMS. Dos 25% recolhidos pelo Estado é dividido com os municípios.

A região da Ameosc registrou um aumento de 29,29% no movimento econômico geral em 2020 comparando com 2019. Já Santa Catarina cresceu 15,91%.

Os municípios arredores de São José do Cedro, quem mais cresceu foi Anchieta registrando 35% de crescimento econômico, seguido por Palma Sola com 31,93% e Princesa 26%. Já Guarujá do Sul registrou 16,61% e São José do Cedro 25% de crescimento econômico.

Já o setor agropecuário na Ameosc foi responsável por movimentar 53% da economia em 2020. Os municípios em que o setor agropecuário registrou o maior percentual foi em Princesa com 57%, seguido de Guarujá do Sul com 50% e Anchieta com 48%. Palma Sola, a agropecuária foi responsável por 43%, já São José do Cedro registrou a menor participação agropecuária, sendo 38,98%.

Fonte: AMEOSC
Fotos
Comentários