Prova de vida: quem precisa fazer?
Mesmo com a medida suspensa pela pandemia, alguns aposentados devem realizar o procedimento. O INSS também está testando a prova de vida por biometria, saiba como fazer.
Por: Deise Bach
31 de agosto de 2020
A- A A+

A prova de vida para aposentados continua suspensa em todo país. A medida foi tomada por conta da pandemia da covid-19 e vale até o dia 30 de setembro.

Porém, quem estava com o benefício suspenso antes de março, mês que o governo considera início da pandemia, deve realizar o procedimento para não perder de vez o benefício.

É que de acordo com as regras do INSS, quem ficar mais de seis meses com o benefício suspenso pode ter a aposentadoria cancelada. Aí, o beneficiário só conseguirá reaver a aposentadoria quando as agências do INSS retomarem o atendimento presencial.

Para realizar a prova de vida, o aposentado deve ir até o banco onde ele recebe o benefício e apresentar um documento original com foto. Aposentados com mais de 60 anos e que não podem sair de casa, podem enviar uma pessoa de confiança para fazer a prova.

O INSS também está testando a prova de vida pelo celular. O aposentado deve mandar uma selfie para o INSS para provar que está vivo. O processo acontece com 500 mil aposentados selecionados pela previdência, que usa a base de dados do governo federal, como a foto da carteira de motorista digital.

Quem está participando do processo deve entrar no aplicativo de celular meu INSS e clicar no ícone prova de vida. Depois é preciso acessar o aplicativo do governo federal, o MEUGOV.BR, e autorizar a biometria. Após este processo, é preciso autorizar que o aplicativo use a câmera do celular. Na validação facial, o aposentado tira uma foto do rosto seguindo os comandos da tela. Depois, é preciso retornar ao aplicativo MEU INSS e confirmar a prova de vida.

De acordo com a previdência, a previsão é que ainda neste ano, o procedimento seja liberado para todos os aposentados do país. 

Fonte: Redação Rádio Fronteira - Informações Mais News
Fotos
Comentários