Previsão do tempo
17°
30°
Parcialmente Nublado

Chimarreando com a Fronteira

Loreno da Silva

Som Brasil

Loivo Miguel

Notícias
Geral
Itapejar d'Oeste/PR: Técnicos da Agência Nacional de Petróleo visitam propriedade com suspeita de fonte de petróleo
Amostras de água e solo foram enviadas a laboratórios para verificação

Nesta semana, a família Maciel, que mora na Linha Luiz Costa (Granadinho), no interior de Itapejara D´Oeste, recebeu um comunicado da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirmando que as amostras de água e solo coletadas na propriedade, na semana passada, vão ser recebidas pelo Laboratório de Geoquímica Orgânica e Molecular da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) amanhã.

Serão feitas as análises e dentro de alguns dias virá o resultado para saber se há ou não a viabilidade de explorar petróleo naquela área.

A propriedade rural é de Ervino Antunes Maciel, 78 anos. Ele vinha sofrendo com problemas de saúde porque estava consumindo a água de uma fonte aos fundos de sua casa. Então, a sua família resolveu encaminhar uma amostra da água para o laboratório A3Q Análises, de Cascavel, que constatou a presença de 4.912,129 microgramas de hidrocarbonetos totais de petróleo por litro de água.  

Então, a neta de Ervino, Patrícia Misturini, entrou em contato com a ANP para pedir uma visita técnica à propriedade. E vieram dois técnicos da agência na semana passada para fazer a coleta. Agora a família de Ervino Maciel está no aguardo pelos resultados, pois eles não aguentam mais viver nesta angústia de ter água contaminada.

Atualmente eles estão contando com a colaboração de vizinhos para o consumo de água. "Depois que eu parei de usar essa água suja, melhorei bastante. Mas ainda estou me tratando com vários especialistas. Tem um barro preto de baixo da minha casa e a água é engraxada", diz seu Ervino Maciel, que está prestes a terminar com essa angústia.

Veja Também
Polícia
Camionete roubada em SC é recuperada em Francisco Beltrão
Polícia
Colheitadeira se desprende e cai de carreta na BR-282
Polícia
PM de Dionísio Cerqueira notifica veículos
Saúde
Homens devem ter novo método contraceptivo até 2017
Polícia
PRF apreende mais de uma tonelada de maconha no Oeste do Paraná
Geral
Homem morre com chute na barriga