Previsão do tempo
18°
28°
Pancadas de Chuva pela Manhã

Brasil de Sul a Norte

Doalcei Alves

Notícias
Geral
Santa Catarina: Cidades do interior retomam atividades de voos comerciais
Cidades de Lages, Concórdia e São Miguel do Oeste receberão voos diários

 

Em menos de duas semanas, três cidades de Santa Catarina voltarão ao mapa aéreo brasileiro depois de algum tempo sem atividades. Lages, Concórdia e São Miguel do Oeste se juntarão a Florianópolis numa linha diária da NHT, que já opera em Chapecó, Joaçaba e Caçador. A empresa confirma o início das operações para segunda-feira, 4 de março.
 
Com 37 mil habitantes, São Miguel do Oeste, está sem os serviços de companhia há mais de uma década. A última empresa a operar na cidade foi a TAM, com voos para Florianópolis e São Paulo. Porém, o alto valor da passagem espantou os passageiros.
 
Também no Oeste, Concórdia, com 69 mil habitantes, foi atendida pela própria NHT em 2011 com voos diários a Curitiba (PR), mas não houve demanda. Em 2012, a cidade voltou a servir à companhia durante a interdição do aeroporto de Chapecó, distante 80 quilômetros, mas com a liberação do Serafim Enoss Bertaso, em julho, os voos voltaram para Chapecó.
 
Já Lages, na Serra, com 155 mil habitantes, não recebe nenhum voo regular há quatro anos e meio. A última companhia a operar na cidade foi a NHT, com uma linha iniciada em setembro de 2007 e que incluía Florianópolis e Criciúma. Porém, por falta de demanda, o serviço foi cancelado um ano depois. Antes da NHT, Lages havia sido atendida, há mais de 10 anos, pela Ocean Air, com voos para São Paulo.
 
A NHT deve operar voos diários de Lages para São Paulo no início de abril, com aviões para 30 pessoas em viagens de aproximadamente uma hora e 20 minutos.
 
Em sua nova investida em Santa Catarina, a NHT vai contemplar quatro cidades de uma só vez. De segunda a sexta-feira, um avião modelo LET, com capacidade para 19 passageiros e dois tripulantes e velocidade média de 300 quilômetros por hora, sairá de Porto Alegre (RS) e fará escalas em São Miguel do Oeste, Concórdia e Lages — nesta ordem — até chegar a Florianópolis, pouco mais de três horas após o início da viagem, ainda pela manhã.
 
A desvantagem é que o retorno será logo em seguida, somente uma hora após a chegada, obrigando quem precisar ir a Florianópolis, por exemplo, a pernoitar na Capital para ter tempo suficiente de cumprir seus compromissos e voltar no dia seguinte. Os horários já foram definidos, e os preços das passagens serão divulgados nos próximos dias.
 
— Não queremos concorrer com as grandes companhias, pois focamos as cidades do interior que não contam com voos regulares. Estamos apostando e gerando oferta para estimular a demanda e, conforme os resultados, oferecer novos horários e rotas —, diz o diretor de planejamento da NHT, Jeffrey Kerr.
 
Horários dos voos de segunda a sexta-feira
 
Ida
1 — Porto Alegre: sai às 6h37min 
2 — São Miguel do Oeste: chega às 8h, sai às 8h20min 
3 — Concórdia: chega às 8h50min, sai às 9h10min 
4 — Lages: chega às 9h47min, sai às 10h07min 
5 — Florianópolis: chega às 10h40min 
 
Volta
1 — Florianópolis: sai às 11h40min 
2 — Lages: chega às 12h14min, sai às 12h34min 
3 — Concórdia: chega às 13h11min, sai às 13h31min 
4 — São Miguel do Oeste: chega às 14h01min, sai às 14h21min 
5 — Porto Alegre: chega às 15h47min
Veja Também
Geral
Crianças ficam tão ligadas na TV que podem não perceber o que acontece à sua volta
Polícia
Polícia Federal cumpre a 3ª fase da Operação Pecúlio em Foz do Iguaçu
Geral
SDR Dionísio Cerqueira encaminha Plano de Desenvolvimento Regional
Polícia
Acidentes com motos geram 25% das mortes nas rodovias federais de SC
Economia
De cada R$ 100 que o brasileiro produz, R$ 36,30 vai para o pagamento de impostos
Geral
Eleitores se preocupam mais com saúde, educação, segurança e transporte