Previsão do tempo
19°
Parcialmente Nublado
Notícias
Geral
Santa Catarina: Cidades do interior retomam atividades de voos comerciais
Cidades de Lages, Concórdia e São Miguel do Oeste receberão voos diários

 

Em menos de duas semanas, três cidades de Santa Catarina voltarão ao mapa aéreo brasileiro depois de algum tempo sem atividades. Lages, Concórdia e São Miguel do Oeste se juntarão a Florianópolis numa linha diária da NHT, que já opera em Chapecó, Joaçaba e Caçador. A empresa confirma o início das operações para segunda-feira, 4 de março.
 
Com 37 mil habitantes, São Miguel do Oeste, está sem os serviços de companhia há mais de uma década. A última empresa a operar na cidade foi a TAM, com voos para Florianópolis e São Paulo. Porém, o alto valor da passagem espantou os passageiros.
 
Também no Oeste, Concórdia, com 69 mil habitantes, foi atendida pela própria NHT em 2011 com voos diários a Curitiba (PR), mas não houve demanda. Em 2012, a cidade voltou a servir à companhia durante a interdição do aeroporto de Chapecó, distante 80 quilômetros, mas com a liberação do Serafim Enoss Bertaso, em julho, os voos voltaram para Chapecó.
 
Já Lages, na Serra, com 155 mil habitantes, não recebe nenhum voo regular há quatro anos e meio. A última companhia a operar na cidade foi a NHT, com uma linha iniciada em setembro de 2007 e que incluía Florianópolis e Criciúma. Porém, por falta de demanda, o serviço foi cancelado um ano depois. Antes da NHT, Lages havia sido atendida, há mais de 10 anos, pela Ocean Air, com voos para São Paulo.
 
A NHT deve operar voos diários de Lages para São Paulo no início de abril, com aviões para 30 pessoas em viagens de aproximadamente uma hora e 20 minutos.
 
Em sua nova investida em Santa Catarina, a NHT vai contemplar quatro cidades de uma só vez. De segunda a sexta-feira, um avião modelo LET, com capacidade para 19 passageiros e dois tripulantes e velocidade média de 300 quilômetros por hora, sairá de Porto Alegre (RS) e fará escalas em São Miguel do Oeste, Concórdia e Lages — nesta ordem — até chegar a Florianópolis, pouco mais de três horas após o início da viagem, ainda pela manhã.
 
A desvantagem é que o retorno será logo em seguida, somente uma hora após a chegada, obrigando quem precisar ir a Florianópolis, por exemplo, a pernoitar na Capital para ter tempo suficiente de cumprir seus compromissos e voltar no dia seguinte. Os horários já foram definidos, e os preços das passagens serão divulgados nos próximos dias.
 
— Não queremos concorrer com as grandes companhias, pois focamos as cidades do interior que não contam com voos regulares. Estamos apostando e gerando oferta para estimular a demanda e, conforme os resultados, oferecer novos horários e rotas —, diz o diretor de planejamento da NHT, Jeffrey Kerr.
 
Horários dos voos de segunda a sexta-feira
 
Ida
1 — Porto Alegre: sai às 6h37min 
2 — São Miguel do Oeste: chega às 8h, sai às 8h20min 
3 — Concórdia: chega às 8h50min, sai às 9h10min 
4 — Lages: chega às 9h47min, sai às 10h07min 
5 — Florianópolis: chega às 10h40min 
 
Volta
1 — Florianópolis: sai às 11h40min 
2 — Lages: chega às 12h14min, sai às 12h34min 
3 — Concórdia: chega às 13h11min, sai às 13h31min 
4 — São Miguel do Oeste: chega às 14h01min, sai às 14h21min 
5 — Porto Alegre: chega às 15h47min
Veja Também
Polícia
Polícia prende traficante em São José do Cedro
Polícia
Polícia argentina tenta esclarecer morte de casal no Lago da Integração
Geral
Iniciou na noite desta terça-feira, a 6º Edição do Fórum Empresarial ASCOAGRIN
Polícia
Caçador morre com tiro nas costas
Polícia
Greve de policiais civis de SC afetará serviços a partir desta segunda-feira
Geral
Beto Richa confirma recursos para nova estrutura de colégio em Manfrinópolis