Café pedagógico da Unetri reuniu acadêmicos e representantes das escolas para tratar do estágio supervisionado
Participaram do evento, acadêmicos do curso de Pedagogia, diretores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas de Barracão e de Dionísio Cerqueira, o diretor acadêmico da Unetri, a coordenadora do curso de Pedagogia e a secretária de Educação de Barracão
Por: Alisson Júnior
25 de agosto de 2021
A- A A+

O curso de Pedagogia, da Unetri Faculdades, realizou, na noite de quinta-feira, 19 de agosto, o Café Pedagógico.

Participaram do evento, os acadêmicos do curso, diretores, coordenadores pedagógicos e professores de escolas de Barracão e de Dionísio Cerqueira, nas quais os acadêmicos farão estágio.

A atividade integra a disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental, 1º, 2º e 3º anos.

O evento teve também a presença do diretor acadêmico da Unetri, professor Jonas Grejianin Pagno; da coordenadora do curso de Pedagogia, professora Elizandra Fiorin Soares; e da secretária de Educação de Barracão, Clecir Maria da Silva.

O encontro foi para os acadêmicos agradecerem pela abertura de espaços nas escolas, além de promover momentos de integração e interação, com expectativas e alinhamento de trabalho, pensando no processo de ensino e aprendizagem com os alunos.

“Também foi objetivo do encontro, apresentar todo o roteiro e a estrutura do curso, para o desenvolvimento desta integração entre escola e faculdade”, explicou Elizandra.

Os acadêmicos apresentaram as quatro etapas do processo de estágio supervisionado.

A primeira delas, de observação, para a construção do diagnóstico, conhecendo o espaço da escola, compreendendo as dificuldades de aprendizagem, quem são os alunos, como eles aprendem, a forma de trabalho dos professores, o material didático utilizado, ente outros.

A segunda etapa é a definição das atividades, para a implementação do projeto.

Na terceira etapa, os acadêmicos vão para a sala de aula, nas escolas, e desenvolvem o planejamento realizado, tendo o apoio dos professores da Unetri e dos professores, coordenadores pedagógicos e diretores das respectivas escolas, com os acadêmicos vivendo, na prática, a experiência de ser professor, com toda a responsabilidade que isto exige.

A quarta etapa contempla a reflexão sobre o estágio, as ações desenvolvidas, as dificuldades encontradas, possíveis soluções para estas dificuldades, que serão apresentadas sob a forma de artigos e relatórios de atividades do estágio.

A professora Elizandra destacou que o Café Pedagógico foi positivo e gratificante, motivando, tanto os professores quando os acadêmicos, no sentido de fortalecer o relacionamento interpessoal, entre escola e a faculdade, trabalhando em uma perspectiva de teoria e prática.

“Esta é a finalidade dos estágios: fazer com que os acadêmicos vão para a imersão da prática e voltem à academia, para fazer a reflexão desta prática e dos pontos de melhoramento”, concluiu a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Elizandra Fiorin Soares.

Fonte: Assessoria
Fotos
Comentários