Previsão do tempo
16°
28°
Parcialmente Nublado

Clube do Povo

Itamar Soares

Rota 94

Adriana Riva

Notícias
Geral
Bento XVI realizou última audiência pública como Papa

 

O Papa Bento XVI fez nesta quarta-feira (27) a última audiência pública de seu pontificado. Na manhã desta quinta-feira (28), ele deixará o posto e passará a ser chamado de "Papa Emérito".
 
Para o evento, o Vaticano calculou a participação dos fiéis em 200 mil pessoas na Praça de São Pedro. A Audiência Geral deve começou por volta das 6h30 (horário de Brasília), quando o Papa fez um passeio com o papamóvel e, em seguida, falou aos fiéis.
 
Nesta quinta-feira no Palácio Papal, o decano do Colégio de Cardeais, Angelo Sodano, fará um pequeno discurso de despedida, e então cada cardeal poderá separadamente se despedir do pontífice. Durante a tarde, no Tribunal de Saint-Damase, no coração do pequeno Estado, a Guarda Suíça carregará suas bandeiras em saudação. Em seguida, por volta das 13h (horário de Brasília),  Bento XVI irá para o heliporto do Vaticano para viajar a Castel Gandolfo, 25 quilômetros ao sul de Roma, a residência de verão do Papa, onde passará dois meses, antes de se estabelecer em um mosteiro no Monte do Vaticano.
 
Bento XVI chegará à residência de verão e saudará os fiéis a partir da varanda. Esta será sua última aparição como chefe da Igreja. Nada de especial está previsto quando o relógio badalar oito horas da noite (hora local), momento em que oficialmente termina o pontificado. Ele provavelmente estará em oração na capela neste momento. Às 20h, o pequeno destacamento da Guarda Suíça, em frente à residência, fechará a porta e colocará assim um fim ao seu serviço, reservado exclusivamente ao Papa. Mas a polícia vai continuar a garantir a segurança de "Sua Santidade, o Papa Emérito".
 
No dia seguinte à renúncia, o cardeal Angelo Sodano enviará os convites aos cardeais eleitores -- atualmente 115 -- para as "congregações" que precedem o conclave. Essas reuniões, durante as quais os prelados procuram definir o perfil do futuro Papa, não devem começar antes de segunda-feira.
Veja Também
Polícia
Incêndio criminoso em reflorestamento
Polícia
Polícia prende nove suspeitos de roubo na Operação
Polícia
Casal de São José do Cedro é preso na Fronteira após comprar drogas
Justiça
ONU investiga tragédia ambiental em Mariana
Polícia
Família morre carbonizada em incêndio em Passo Fundo
Geral
Reforma da Previdência pode ser decidida pelo Senado somente em março