Setembro Vermelho alerta para os sintomas e fatores de risco das doenças cardíacas, principal causa de mortes no mundo
Os cuidados com a saúde do coração são lembrados ao longo deste mês pela campanha.
Por: Deise Bach
28 de setembro de 2021
A- A A+

As doenças cardiovasculares são as que mais causam mortes no Brasil e no mundo, alerta a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Os cuidados com a saúde do coração são lembrados ao longo deste mês pela campanha Setembro Vermelho, criada para conscientizar a população sobre os sintomas, tratamentos e, principalmente, as formas de prevenção.

Entre as doenças cardiovasculares que exigem maior atenção estão a doença isquêmica do coração, a insuficiência cardíaca e o acidente vascular cerebral, o AVC.

De acordo com o médico cardiologista Marcus Simões, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, a USP, em Ribeirão Preto, a insuficiência cardíaca é a que provoca mais mortes e os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares são o diabetes, a pressão alta e o colesterol elevado no sangue.

Pacientes com doenças renais também apresentam maior probabilidade de desenvolver doenças no coração.

Somente este ano, as complicações cardíacas já provocaram 270 mil mortes no Brasil, de acordo com o cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Adotar hábitos saudáveis de vida e realizar exames de rotina, para o controle dos fatores de risco, são medidas fundamentais para a prevenção das doenças do coração, alerta o cardiologista Marcus Simões.

Fonte: Redação Rádio Fronteira - Informações Rádio 2
Fotos
Comentários