Venda de carne moída pode ter novas regras no Brasil
O novo regulamento também traz regras sobre as temperaturas para manipulação e armazenamento do produto.
Por: Deise Bach
05 de outubro de 2021
A- A A+

A carne moída pode ter novas regras para venda no Brasil. 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento colocou em consulta pública uma a proposta de regulamento técnico de Identidade e Qualidade para o produto. 

O novo regulamento prevê, por exemplo, que a carne moída seja embalada imediatamente após a moagem, o que hoje não acontece, e que cada pacote do produto poderá ter no máximo 1 quilo.

Além disso, a proposta também estabelece que a porcentagem de gordura da carne moída deverá ser informada ao consumidor. 

Outro ponto do novo regulamento é que não será é permitida a obtenção da carne moída a partir de moagem de miúdos e as carnes utilizadas como matéria prima na elaboração da carne moída devem estar livres de linfonodos, glândulas, cartilagens, ossos, grandes vasos, coágulos, tendões e demais tecidos não considerados aptos ao consumo humano.

O novo regulamento também traz regras sobre as temperaturas para manipulação e armazenamento do produto, entre outros pontos. 

O texto ficará em consulta pública pelo prazo de 60 dias. As sugestões devem ser apresentadas com fundamentos técnicos por meio do portal de Sistema de Monitoramento de Atos Normativos do Ministério da Agricultura.

Fonte: Redação Rádio Fronteira - Informações Rádio 2
Fotos
Comentários