Demissão na Economia e Bolsa no menor patamar do ano
O fechamento do Ibovespa, em queda de 2,7%, é o menor patamar do ano.
Por: Deise Bach
22 de outubro de 2021
A- A A+

Dia conturbado no cenário político e econômico. Em meio às discussões sobre o aumento de gastos para bancar o Auxílio Brasil, quatro secretários ligados ao Ministério da Economia pediram demissão ontem, alegando razões pessoais.

  • O anúncio aconteceu depois do fechamento do Ibovespa, em queda de 2,7%, no menor patamar do ano. Nessa quinta, a reação dos investidores foi justamente à ameaça ao teto de gastos e ao aumento do risco no Brasil.

Ainda ontem… Foi aprovado o texto-base da PEC dos Precatórios, que abre um espaço de R$ 83 bilhões para financiar o Auxílio Brasil. Agora, o projeto vai ao Plenário para votação geral.

 

Explicando:

Basicamente, a ideia da PEC é limitar a despesa do governo com precatórios, que são dívidas que a União deve pagar a terceiros — sim, o Estado também deve às pessoas.

  • Resumindo: O receio principal é o rompimento do teto de gastos — medida de segurança adotada para o país não entrar em colapso.

Ao limitar o pagamento de dívidas, a PEC faz com que sobre mais dinheiro para o novo programa assistencial do governo.

Outro ponto importante: O texto base também muda a regra de correção do teto de gastos, que interfere nos cálculos. Na prática, isso cria uma margem para possíveis contornos ao “limite de gastos”.

Fonte: The News
Fotos
Comentários