Meta deleta 1 bilhão de rostos e seu sistema de reconhecimento facial
Mais de 1/3 dos usuários ativos diários concederam permissão para ser reconhecidos.
Por: Deise Bach
03 de novembro de 2021
A- A A+
Imagem: Meta

No more faces. Dias depois de um dos maiores rebrandings da história, a Meta (antigo Facebook) anunciou que está encerrando suas operações em relação ao sistema de reconhecimento facial, que foi utilizado pela companhia nos últimos 10 anos.

Por que isso é relevante? Desde 2010, a empresa utiliza um sistema que facilita o reconhecimento de rostos nas fotos publicadas na rede. Mais de 1/3 dos usuários ativos diários concederam permissão para ser reconhecidos.

O aplicativo do Facebook dava às pessoas a opção de serem notificadas automaticamente quando apareciam em fotos ou vídeos postados por outros usuários, e fornecia recomendações sobre quem marcar nas fotos.

+1B de rostos reconhecidos

Como consequência, a empresa excluirá mais de 1 bilhão de modelos de reconhecimento facial individual — jeito chique de falar rostos — que possui em seu banco de dados.

  • Isso é o mesmo que dizer que o Facebook “sabia” quem era 1 a cada 4 pessoas que usa a internet, considerando o número de 4,66 bilhões de internautas no mundo. Um prato cheio para as acusações de antitruste.

Key-point: O movimento acontece no ápice das críticas ao controle de privacidade da companhia e mostra um certo receio sobre como o sistema de reconhecimento facial poderá ser utilizado em larga escala e regulado. 

Fonte: The News
Fotos
Comentários